Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de janeiro de 2026
Iniciadas em outubro de 2024, seis meses após a enchente do Guaíba em Porto Alegre, as obras de revitalização da orla do bairro Ipanema (Zona Sul) devem ser concluídas até abril. A previsão é da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), que investiu mais de R$ 12 milhões na recuperação e reforço da estrutura, atingida pela catástrofe ambiental.
O projeto contempla a requalificação de 2 quilômetros do calçadão, no trecho entre as ruas Déa Coufal e Tabajaras. Nessa quarta-feira (7), equipes da prefeitura começaram as obras da ciclofaixa, com a retirada da sinalização horizontal e dos pisos danificados, raspando a camada superficial.
As obras foram planejadas para recuperar a infraestrutura e ampliar sua resistência diante de eventuais novas cheias no local. Esse aspecto inclui a construção de um muro de concreto com 45 centímetros acima do nível do calçadão e que também funciona como banco de contemplação. Além disso, foi instalado um conjunto de pedras que atua como quebra-ondas e reduz a força da água.
O secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Vitorino Baseggio, acrescentou que será executada a substituição de todo o asfalto ao longo da avenida Guaíba, junto à ciclofaixa, limpeza geral e poda para levantamento de copa junto à orla.
A área ainda está recebendo equipamentos, como três playgrounds, cancha de bocha, oito churrasqueiras, quatro academias ao ar-livre e pistas de passeio com recursos de acessibilidade. Os recursos são provenientes de um termo de conversão em área pública (TCAP) firmado com a empresa Multiplan, em contrapartida pela implantação do empreendimento Golden Lake (próximo ao Barra Shopping Sul, no bairro Cristal).
Visita
O local recebeu nessa quarta-feira a visita do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Acompanhado do titular Smamus e coordenador do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, Germano Bremm, ele declarou:
“É uma satisfação ver Ipanema de cara nova. A gente já percebe as pessoas usando os equipamentos e ocupando os espaços de lazer e convivência, o que dá sentido a uma obra como essa. O calçadão está recuperado e o reforço do muro de proteção em situações de cheia também funciona como banco de contemplação. Vamos cuidar, juntos, da preservação deste espaço, que é patrimônio de todos”.
O secretário Bremm acrescentou: “Estamos finalizando as intervenções. Nos próximos dias serão instaladas as lixeiras e mais bancos, além de concluídos os banheiros. Também será colocada grama nos canteiros e plantadas 96 mudas de árvores”.
“Para nós, que frequentamos este local, a revitalização foi um ganho”, depôs ao site prefeitura.poa.br a arquiteta Maria Regina Nunes, moradora da região. “O pessoal se acostumou a caminhar aqui e já tem muita gente aproveitando o espaço diariamente.”
(Marcello Campos)