Sábado, 10 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 5 de janeiro de 2026
A realização de serviços de recuperação estrutural na Estrada Cristiano Kraemer, Zona Sul de Porto Alegre, exige a partir desta quinta-feira (8) o bloqueio total do trânsito de veículos no trecho entre a Estrada das Três Meninas e a rua Rio Grande (Campo Novo), sentido Bairro-Centro. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), a medida deve durar ao menos até sábado.
Será permitido apemas o acesso para quem reside ou trabalha no local. Durante os trabalhos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação mantém o desvio já adotado atualmente, pela Estrada Cristiano Kraemer, rua Romeu Samarani e avenida Atílio Superti.
Já no sentido Centro-Bairro, os desvios variam conforme a origem dos veículos. Os condutores provenientes da rua Monte Cristo deverão seguir pela própria Monte Cristo, avenida Atílio Superti, rua Romeu Samarani e Estrada Cristiano Kraemer.
Já os veículos oriundos da rua Rodrigues da Fonseca deverão acessar a avenida Atílio Superti, seguindo pela rua Romeu Samarani até a Estrada Cristiano Kraemer. Para aqueles que vêm da Estrada Belém Velho e da Estrada da Três Meninas, o trajeto será pela rua Monte Cristo, avenida Atílio Superti, rua Romeu Samarani e retorno à Estrada Cristiano Kraemer.
Transporte público
O bloqueio causa impacto às linhas do transporte coletivo 281 (Campo Novo), 281.1 (Campo Novo/Morro Agudo), 281.2 (Campo Novo/Gedeon Leite), A81 (Alimentadora Campo Novo) e R81 (Rápida Campo Novo), que operarão com desvios durante o período da intervenção.
No sentido bairro-Centro, os veículos do transporte coletivo deverão seguir pela Estrada Cristiano Kraemer, rua Romeu Samarani, avenida Atílio Superti e rua Monte Cristo, com acesso até a rua Rodrigues da Fonseca. No sentido Centro-bairro, o desvio será realizado pela rua Monte Cristo, avenida Atílio Superti e rua Romeu Samarani, com retorno à Estrada Cristiano Kraemer.
Agentes da EPTC acompanham a operação, com monitoramento do trânsito e orientação aos motoristas. A recomendação é que os condutores redobrem a atenção à sinalização e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas.
Escola de mobilidade
A partir desta terça-feira (6), a EPTC realiza mais um ciclo de atividades de sua Escola Pública de Mobilidade. No foco da iniciativa está promover a conscientização sobre a prevenção de riscos, estimular o respeito às normas de circulação e reforçar comportamentos seguros nas vias da cidade.
Dentre os destaques do programa estão performances encenadas em cruzamentos com semáforos, aproveitando os momentos de sinal fechado para alertar sobre os riscos do uso de telefone celular no trânsito. Também estão previstas ações voltadas a ciclistas e condutores de patinetes, em diferentes pontos da cidade, divulgando regras de circulação, priorização dos pedestres e boas práticas no uso dos modais individuais.
Essas e outras iniciativas integram o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS) de Porto Alegre e seguem as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), reforçando o compromisso da cidade com a redução de sinistros e a preservação de vidas. Em caso de chuva, a programação poderá ser alterada. Os detalhes estão no portal prefeitura.poa.br/eptc.
(Marcello Campos)