Terça-feira, 14 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de fevereiro de 2022
Circula pelas redes sociais vídeo de um discurso do presidente russo Vladimir Putin com legendas em português que afirmam que, após conversar com o presidente Jair Bolsonaro, ele desistiu de atacar a Ucrânia. A informação não é verdadeira.
As legendas em português atribuem a Putin a seguinte declaração: “Bom dia, cidadãos do mundo. Hoje estava prestes a atacar a Ucrânia quando conversei com o presidente Jair ainda em voo. Ele que veio de um lugar tão longe. Ele disse: ‘Ô Vladi, o mundo é nossa casa. Deus está acima de todos.’ Isso tocou na minha alma. Portanto agora decidi retirar minhas tropas da fronteira. E parar essa guerra. Agradeço de coração. Presidente brasileiro.”
No vídeo, Putin não faz as declarações que as legendas em português atribuem a ele. Na verdade, ele faz um discurso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
“Trata-se de um vídeo onde o presidente russo Vladimir Putin se dirige às mulheres da Rússia para parabenizá-las pelo Dia Internacional da Mulher (8 de Março)”, afirma Henrique Canary Rodrigues, doutor em Literatura e Cultura Russa pela USP, tradutor e professor de russo.
A tradução literal do vídeo, segundo Canary, é a seguinte:
“Queridas mulheres da Rússia!
De todo o coração, parabenizo-as pelo Dia Internacional das Mulheres. Nós comemoramos essa data bem no início da primavera, quando o clima no nosso grande país é o mais diverso. Mas em todo o lugar impera um sentimento primaveril e ensolarado. Esse sentimento é criado pelos sorrisos, pelas flores e por sentimentos sinceros. Tudo isso é para vocês, queridas mulheres.”
O professor de russo da escola Troika Idiomas Dimitri Bobrovnikov fez tradução similar. Ele afirma que o vídeo e a legenda não condizem em nada. “Nada do que está na legenda, nenhuma palavra está correta, foi 100% manipulado”, diz.
Bobrovnikov conta que vários amigos, seguidores e alunos da escola enviaram esse vídeo. “As pessoas que já tinham alguma noção de russo, entenderam na hora que se tratava de uma fake news manipuladora. Já as pessoas que não sabiam russo e não sabiam como o Putin se dirige nas suas falas, tiveram dúvidas e me pediram para fazer a tradução. Me pergunto quem fez esse vídeo e com qual objetivo. Não é a primeira vez que vejo vídeos onde palavras são literalmente postas na boca do Putin. É assustadora a facilidade com que as coisas podem ser manipuladas e serem propagadas sem freios como se fossem verdade. Aqui reitero a importância de checarmos sempre as fontes, e do que é compartilhado nas redes sociais, WhatsApp e Telegram”, afirma.
Uma busca reversa das imagens no buscador Yandex também leva a reportagens com legendas em russo que relacionam o vídeo com homenagem ao Dia das Mulheres em 2018.
O encontro entre Bolsonaro e Putin na Russia nessa quarta (16) tem sido usado para criação de mensagens falsas que buscam enaltecer a imagem do presidente brasileiro. A viagem oficial de Bolsonaro acontece em um momento em que a Rússia está no centro de uma crise diplomática internacional. O país liderado por Putin chegou a movimentar milhares de tropas na fronteira com a Ucrânia, o que foi visto pelas potências do Ocidente como ameaça de invasão.
O ministro do Turismo, Gilson Machado, publicou no Twitter uma montagem de uma capa falsa da revista norte-americana “Time” que mostra o presidente Jair Bolsonaro e, abaixo, a frase: “Prêmio Nobel de 2022”. A “Time” respondeu: “We can confirm that this is a fake Time cover’ (Tradução livre: “Nós confirmamos que essa é uma capa falsa da Time”)