Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

Nasa faz testes de lançamento da Artemis II; resultados serão analisados

A Nasa realiza, no fim da noite dessa segunda-feira (2), um teste crucial do foguete Space Launch System (SLS), como parte da preparação para a missão Artemis II. O ensaio é uma das últimas etapas antes do envio de quatro astronautas ao espaço profundo — a primeira missão tripulada além da órbita terrestre desde o fim do programa Apollo, há quase 60 anos.

O procedimento, conhecido como “ensaio geral com fluidos”, simula as condições do dia do lançamento. Durante o teste, os tanques do foguete foram abastecidos com mais de 700 mil galões de propelentes super-resfriados, além da realização de uma contagem regressiva. A principal diferença em relação ao lançamento real é que o cronômetro é interrompido pouco antes do final.

A contagem regressiva entrou em hold — pausa programada — por volta das 23h50 (horário de Brasília), quando ainda restavam cerca de dez minutos para o lançamento simulado. A interrupção faz parte do procedimento padrão do ensaio e permite que as equipes avaliem o comportamento dos sistemas do foguete.

Os dados coletados durante o teste serão analisados ao longo das próximas horas. A agência espacial informou que os resultados iniciais do ensaio serão divulgados na terça-feira (3), durante uma coletiva de imprensa prevista para as 14h.

O desempenho do foguete nesse teste deve ajudar a definir a data do lançamento da missão Artemis II, que possui janelas disponíveis entre o início de fevereiro e o fim de abril. Caso sejam identificados ajustes adicionais, a Nasa poderá levar o SLS e a espaçonave Orion de volta ao Edifício de Montagem de Veículos para novas verificações.

O foguete e a cápsula chegaram à plataforma de lançamento 39B, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em 17 de janeiro. Desde então, engenheiros vêm realizando uma série de testes técnicos e operacionais para garantir a segurança da missão.

A Nasa confirmou em 23 de janeiro que os tripulantes entraram em quarentena em Houston como preparação para a missão. Esse isolamento é uma prática comum antes de lançamentos, com o objetivo de evitar doenças. A equipe deve seguir para o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, após a conclusão do ensaio geral com fluidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Saúde e bem-estar na beira do mar: Unimed Porto Alegre em Atlântida
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play