Sábado, 27 de dezembro de 2025

Nevasca causa milhares de atrasos e cancelamentos de voos nos Estados Unidos

Uma nevasca atingiu o nordeste dos Estados Unidos na madrugada deste sábado (27) e interrompeu o tráfego aéreo ao fim do feriado prolongado de Natal. Autoridades de Nova York e Nova Jersey emitiram declarações de emergência climática, ainda que a tempestade tenha perdido força no meio da manhã (pelo fuso, Brasília está duas horas à frente).

Mais de 14,4 mil voos domésticos nos EUA atrasaram ou foram cancelados na manhã deste sábado, a maioria deles região de Nova York, incluindo os aeroportos internacionais John F. Kennedy, LaGuardia e Newark Liberty. Os dados são do site de rastreamento FlightAware. Segundo a plataforma, outros 2,1 mil voos internacionais com partida ou chegada previstas nos EUA foram cancelados.

Em grande parte da região atingida, os moradores foram aconselhados a evitar estradas devido às condições perigosas.

“A segurança dos nova-iorquinos é minha principal prioridade, e continuo a insistir na necessidade de extrema cautela durante todo período que durar esta tempestade”, disse a governadora de Nova York, Kathy Hochul, em comunicado.

No início da manhã deste sábado, a quantidade de neve acumulada na área entre Syracuse, no centro do Estado, e Long Island, no sudeste, além de Connecticut, variou de 15 a 25 centímetros. A informação é de Bob Oravec, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia, que fica perto de Washington, a capital americana.

O pesquisador afirmou ainda que, na noite desta sexta-feira (26), Nova York registrou entre 5 e 10 centímetros de neve, com 11 centímetros no Central Park (a maior quantidade desde 2022).

“A boa notícia é que a neve mais intensa já passou”, afirmou ele. “Apenas alguns flocos de neve permanecem esta manhã e diminuirão ao longo da tarde.”

Representantes da American Airlines, United Airlines e JetBlue Airways disseram à Reuters que as companhias aéreas isentaram as taxas de alteração normalmente cobradas para remarcação de voos para passageiros que tiveram deslocamento afetado.

Avisos de tempestade de gelo e alertas também foram emitidos para a maior parte de Pensilvânia e Massachusetts.

“Esta tempestade causará condições perigosas nas estradas e afetará as viagens de férias”, disse a governadora interina de Nova Jersey, Tahesha Way, em nota. “Estamos pedindo aos viajantes que evitem viajar durante a tempestade e permitam que as equipes cuidem das estradas.” (Com informações do portal de notícias g1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de ex-assessor de Bolsonaro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play