Segunda-feira, 28 de abril de 2025

New Balance 42K Porto Alegre tem quebra de recorde em maratonas no Brasil

Realizada na manhã deste domingo (27), a New Balance 42K Porto Alegre, terminou com a quebra de um recorde histórico para a categoria feminina de maratonas realizadas no Brasil. A etíope Tiringo Mulu venceu a prova em surpreendentes 2h29m48s, batendo a marca da queniana Rumokol Chepkanan (2h31m31s) na Maratona de São Paulo em 2012.

Essa conquista histórica é ainda mais impressionante por ser a primeira maratona de Tiringo Mulu, que agora se mostra uma concorrente de peso para as próximas competições. Durante a prova, ela travou uma disputa acirrada com a queniana Hellen Chepkorir, vice-campeã da prova (2h38m12s), assumindo a liderança por volta dos 22 km e mantendo a vantagem até o final. Pelo feito, Mulu recebeu R$ 50 mil pela vitória e mais R$ 100 mil de bonificação pelo recorde. Na prova masculina, Johnatas de Oliveira Cruz conquistou o primeiro lugar com impressionantes 2h12m45s, batendo o recorde em maratonas em Porto Alegre, que era de Luis Carlos Silva, o “Atalaia” (2h12m59s) em 1994.

Corredor mineiro, de São Pedro dos Ferros, Johnatas Cruz trabalhava como gari, percorrendo 25km por dia até perceber que poderia apostar no atletismo. Com marcas importantes no currículo, ele foi o melhor brasileiro na São Silvestre por dois anos consecutivos (2023 e 2024) e agora conquista marca histórica na capital gaúcha.

A segunda edição do evento foi realizada com sucesso, e reuniu cerca de 10 mil participantes em quatro distâncias diferentes (5K, 10K, 21K e 42K). A maratona largou às 6h no Monumento ao Expedicionário, ainda antes do sol nascer, e passou por lugares icônicos de Porto Alegre como o Centro Histórico, o Mercado Público, o Monumento aos Açorianos, o ginásio Tesourinha, o estádio Beira Rio, entre outros.

“Desde a primeira edição, temos o objetivo de fazer uma prova diferenciada, que atrai corredores do Brasil e do mundo, e mais uma vez, conseguimos promover isso na New Balance 42K Porto Alegre 2025. Encerramos esse capítulo com chave de ouro, com o recorde feminino de Tiringo Mulu, inscrições esgotadas com antecedência e toda a energia do público neste domingo”, disse Claudio Soirefmann, proprietário da Run Sports, organizadora da prova.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Expochurrasco 2025 promete experiência inédita no Jockey Club de Porto Alegre
Expochurrasco recebe mais de 2 mil visitantes em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play