Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026

No Litoral gaúcho, disputa por cachorro perdido é decidida após reação do animal ao ver tutor

Um reencontro emocionante entre a cadelinha Endy e seu tutor foi registrado na delegacia de Balneário Pinhal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (25). Após mais de dois meses afastados, a PCRS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) concluiu que o homem era o verdadeiro tutor da Shitzu, de 8 anos, ao acompanhar a reação do animal ao vê-lo. Uma mulher vai responder por estelionato. Conforme a investigação, no dia 15 de dezembro de 2025, Endy fugiu de casa. A partir disso, o tutor iniciou buscas junto à comunidade.

Após dias de procura, a proprietária da pet shop que dava banho na cadelinha entrou em contato com o homem e informou que tinha visto, pelas redes sociais, que Endy havia sido localizada. O estabelecimento, então, passou o contato da pessoa que a havia encontrado. Entretanto, ao contatá-la, o homem foi informado de que uma mulher já havia se apresentado como tutora de Endy e que teria a levado consigo. Ele então contatou essa mulher, que negou devolver o animal, afirmando que seria a verdadeira tutora.

A Polícia Civil foi procurada e iniciou a investigação. Na última quarta-feira, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão e levaram Endy para a delegacia. Na ocasião, a cachorra foi colocada em contato com o dono, a fim de ver se ela o reconheceria.

“O dono trouxe a caixinha de transporte de Endy, pela qual ela é apaixonada e passava horas no interior, dormindo. Tão logo a cadelinha foi liberada do pátio onde estava, saiu correndo em direção à sua caixinha e deitou. Logo em seguida, olhou as pessoas ao redor, e foi até seu dono, fazendo verdadeira festa”, disse a delegada Luana Medeiros.

A Polícia Civil informou que, além de observar a dinâmica do reencontro, também realizou perícia veterinária, colheu depoimentos de testemunhas e analisou de fotografias antigas para solucionar o caso. Durante interrogatório, a suspeita confessou o crime.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Balneabilidade: quatro pontos estão impróprios para banho no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play