Domingo, 19 de outubro de 2025

No tribunal, Donald Trump se declara inocente e diz estar sofrendo perseguição política

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se declarou inocente, nesta quinta-feira (3) das quatro acusações contra ele no processo sobre a tentativa de reverter o resultado das eleições presidenciais de 2020 e pelo ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Um pequeno grupo de manifestantes ficou do lado de fora. Ele foi formalmente acusado no processo criminal. Conforme a promotoria, a invasão ao Congresso americano, fez parte das tentativas de alterar o resultado das urnas. Na ocasião, Trump foi derrotado por John Biden, atual presidente dos EUA.

Ele chegou um pouco antes do horário marcado para a audiência, em Washington, capital dos Estados Unidos. Ele mesmo verbalizou que não é culpado para a juíza. Pouco depois, ele deixou o prédio. A magistrada aprovou as condições para a liberação do ex-presidente e avisou que ele não deve cometer mais crimes.

A próxima audiência do processo está marcada para o dia 28 de agosto. No documento da acusação, o procurador Jack Smith acusa Trump e cúmplices dele de promover mentiras sobre a votação daquele ano, por ter insistido com autoridades estaduais e federais para mudar os resultados das urnas e por arregimentar colégios eleitorais falsos para tentar tirar votos de Joe Biden.

No dia 6 de janeiro de 2021, a vitória eleitoral de Biden estava sendo formalmente certificada no Capitólio. O Congresso foi invadido por apoiadores do então presidente. Eles interromperam a sessão e ameaçaram o então vice-presidente Mike Pence, que conduzia o processo, por ter se recusado a reverter o resultado das urnas.

Trump enfrenta quatro acusações:

Conspiração para fraudar os Estados Unidos;
Conspiração para obstruir um procedimento oficial;
Conspiração contra os direitos dos americanos.
O quarto crime, mas, diferentemente dos outros, não foi como participante de uma conspiração:

Obstrução ou tentativa de obstrução de um procedimento oficial

Em caso de condenação, a acusação mais grave pode ser punida com uma sentença de 20 anos de prisão. Ele nega que tenha cometido os crimes. Em sua rede social, Trump afirma que a acusação tem motivações políticas e que o governo de Joe Biden é comparável a regimes fascistas.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Senado vai recorrer da decisão do Supremo que limitou piso da enfermagem
Em primeiro ano de nova lei, cartórios gaúchos registraram 41 mudanças de nome ou sobrenome
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play