Quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de setembro de 2025
A Polícia Civil gaúcha prendeu no município de Portão (Vale do Sinos) um homem apontado como receptador de pelo menos dez automóveis com sinal de identificação adulterado. De acordo com a titular da 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí, Luana Medeiros, o caso passou a ser investigado a partir de denúncia sobre depósito irregular em um sítio na região.
Para o local eram levados carros em situação de furtou ou roubo recente em diversas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. O ojetivo era adulterar os carros para que tivessem aspecto de legalidade, ou então desmanchá-los para venda clandestina de peças.
Além dos dez veículos(alguns dos quais mantidos junto a uma área de matagal), foram apreendidos na propriedade rural duas placas de identificação e equipamentos utilizados para essa finalidade. O indivíduo em questão tem 60 anos e é proprietário do imóvel. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.
Estatística oficial
Relatório divulgado no dia 11 pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) contabiliza em agosto o menor número de roubos de veículos no Rio Grande do Sul desde 2010. Do dia 1º ao dia 31 foram 123 ocorrências, contra 126 no ano passado, uma baixa de aproximadamente 2%.
“Para se ter uma ideia do quanto esse tipo de crime despencou, basta voltar a agosto de 2018, quando foram roubados 1.280 veículos”, ressaltou o governo do Estado, acrescentando que Porto Alegre também registrou o menor número de incidentes da modalidade nos últimos 15 anos: 32, uma queda de 27% no comparativo com os 44 registros de igual mês no ano passado.
(Marcello Campos)