Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

“Nós vamos garantir o equilíbrio fiscal”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (07) que vai “garantir equilíbrio fiscal”. A fala ocorreu em um evento em Brasília. “Nós vamos garantir estabilidade política, vamos garantir estabilidade social, vamos garantir estabilidade jurídica, vamos garantir equilíbrio fiscal. E nós queremos garantir a possibilidade de vocês colocaram a inteligência empresarial de vocês”, disse.

Na semana passada, Lula afirmou a jornalistas que “dificilmente” alcançaria a meta de déficit fiscal zero em 2024. A fala gerou um conflito de declarações, já que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou pouco depois que a meta não foi alterada.

Lula também comentou sobre a relação do governo federal com empresas. Além de afirmar que não é necessário “menosprezar a agricultura” para defender a indústria, o presidente disse que vai valorizar a iniciativa privada.

“No nosso governo, a gente não vai vender a cama para dormir no chão. Não vamos vender arquivos públicos. A gente vai fazer com que eles se tornem tão competitivos em relação à iniciativa privada. A gente não precisa diminuir o Estado para valorizar a iniciativa privada”, afirmou.

Relações com outros países

O presidente também citou a importância de construir uma reserva internacional. Segundo o petista, durante seu governo anterior, a reserva chegou a contar com quase R$ 400 bilhões. Para Lula, isso foi responsável pela estabilidade política do Brasil.

“Mesmo quando tiver um maluco governando esse país, essa reserva garantirá a estabilidade para que a economia não desmorone”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governo gaúcho autoriza início de mobilização para instalação de balsa na travessia do Rio Taquari
Banco Central vê mais dois cortes de 0,5 ponto como “apropriados”, diz o presidente da instituição
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play