Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de fevereiro de 2026
A chegada de mais uma frente fria o Sul do País na próxima sexta-feira (13) deve aumentar o risco de temporais e favorecer volumes elevados de chuva principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ao longo do próximo final de semana.
O sistema também deve ajudar a manter áreas de instabilidade em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, onde a chuva já tem sido frequente nos últimos dias.
Uma frente fria é o avanço de uma massa de ar frio sobre uma região onde o ar está mais quente. Esse encontro força o ar quente a subir, favorece a formação de nuvens e costuma provocar chuva, vento e queda de temperatura.
Assim, com o fim da atuação mais organizada da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), a umidade que vinha sendo direcionada para o Centro-Oeste e o Sudeste tende a se deslocar mais para o Sul do país. Isso aumenta a frequência de pancadas e temporais típicos de verão.
Com isso, a atmosfera deve permanecer muito quente e úmida na região, o que favorece a formação de nuvens carregadas quase diariamente.
Modelos meteorológicos indicam risco elevado de temporais isolados entre a segunda metade desta semana e o início da próxima, com possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo em alguns pontos da região.
Em cidades como Porto Alegre (RS), a previsão indica chuva e trovoadas já na sexta-feira, com máximas perto de 29 °C e pancadas frequentes nos dias seguintes.
Em Curitiba (PR), a chuva também deve ocorrer com frequência entre sexta e o início da próxima semana, com temperaturas entre 26 °C e 28 °C. Florianópolis (SC) pode ter temporais em vários momentos, com máximas próximas de 27 °C.
A previsão também aponta acumulados expressivos em um curto período de tempo, principalmente em áreas de Santa Catarina, onde os volumes podem chegar a cerca de 50 milímetros em 24 horas.