Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 21 de janeiro de 2026
A 15ª La Prima Vendemmia inicia em Nova Roma do Sul na sexta-feira (30), reunindo moradores e visitantes em uma programação que se estende por dois finais de semana, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro e 6, 7 e 8 de fevereiro. A festa transforma a cidade da Serra Gaúcha em um grande palco de celebração da cultura, da agricultura e da convivência comunitária.
A abertura oficial do evento ocorre no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, espaço central que concentra a feira, as atrações culturais e os shows musicais, todos com entrada gratuita. Ao longo dos seis dias de programação, a 15ª La Prima Vendemmia reúne jogos coloniais, feira de expositores, gastronomia típica, passeios turísticos pelo interior, o tradicional filó cênico e uma agenda diversificada de apresentações artísticas e musicais, todas com entrada gratuita.
Na sexta-feira, o público confere o show de Tchê Chaleira, às 21h30. No sábado, 31 de janeiro, sobem ao palco Amigos de São Vicente, às 18h30, Le Farfalle, às 20h, e o tradicional show baile italiano com o Grupo Girotondo, às 22h30. O domingo, 1º de fevereiro, conta com apresentações de Aconchego Serrano, às 17h, e Sandro e Cícero, às 20h30.
A festa retorna na sexta-feira, 6 de fevereiro, com a apresentação da Invernada Artística do CTG Aconchego Gaúcho, às 19h, seguida pelos shows de Campo e Gaita, às 20h, e Vitor Henrique e Gabriel, às 22h. No sábado, 7 de fevereiro, a programação musical segue com Le Farfalle, às 20h, e com o Grupo Girotondo, às 22h30.
O encerramento ocorre no domingo, 8 de fevereiro, com apresentações da Banda Ultra Duo, às 14h30, Nacional Trio, às 17h, Brilha Som, às 20h, e Lilo Lorandi, às 22h.
A 15ª edição da La Prima Vendemmia é apresentada pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura; É realizada pela Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul e Associação dos Estudantes Universitários de Nova Roma do Sul, com recursos da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais do Ministério da Cultura, e conta com Financiamento Pró Cultura RS.
O patrocínio é de Cia Energética Rio das Antas – Ceran, Enercan, Sicredi, Concresul, Cresol, Vêneto Transportes, Sicoob, Casa Corba e Pincéis Roma. Apoio de Deliz Eventos, Emater RS, Associação Amigos de Nova Roma. A produção cultural é da Atuaserra.