Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de outubro de 2025
As novas redes de abastecimento de água implantadas pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre, passam pelo processo de lavagem a partir desta terça-feira (21). O serviço, essencial para garantir a potabilidade da água que chegará aos consumidores ao fim das obras, pode causar períodos de baixa pressão até o dia 3 de novembro.
As tubulações, fabricadas em material que facilita as rotinas de manutenção, substituirão a rede atual – que, em alguns pontos, está em uso há mais de 50 anos. O investimento é de R$ 18,6 milhões, beneficiando mais de 33 mil moradores do Sarandi. Até o momento, mais de 38 quilômetros de encanamento foram assentados no bairro, o que representa 65% do total previsto no projeto.
“Ao fim dos trabalhos, a população perceberá uma melhora significativa no abastecimento, com redução da intermitência em razão da queda no número de consertos emergenciais. Trata-se de uma obra importantíssima para a qualificação dos serviços no bairro Sarandi”, afirma o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.
A substituição das redes no Sarandi está sendo executada em duas fases. A primeira, que beneficiará imediatamente cerca de 11,5 mil pessoas, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026. Já a segunda tem previsão de conclusão até o final de 2027.
Análise da água
Após a lavagem interna das tubulações, o Dmae realizará testes para garantir a qualidade da água. A coleta será feita em pontos das avenidas 21 de Abril, Souza Melo e Toledo Piza, bem como nas ruas Correa de Melo, Domingos de Abreu, José Huberto Bronca, Rezende Costa, Rodrigues da Costa, Rodrigues Moreira, União, Vidal Barbosa, Vieira da Cunha e Vieira da Silva.