Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Novo portal na internet detalha os desastres naturais ocorridos no Rio Grande do Sul desde 2003

Informações sobre ocorrências de desastres naturais no Rio Grande do Sul no período de 2003 a 2022 estão disponíveis em um novo portal na internet, lançado pelo governo gaúcho nesta semana. O endereço é iede.rs.gov.br.

Elaborado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) em parceria com a Defesa Civil, o painel permite que qualquer cidadão consulte registros detalhados. A busca pode ser feita em âmbito estadual ou mesmo por cidade.

O portal tem por base a publicação “Desastres Naturais no RS: Estudo Sobre as Ocorrências”, divulgada pela SPGG em dezembro do ano passado e que remete, por sua vez, ao Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. Na lista estão as seguintes modalidades de desastre natural:

– Hidrológicas (alagamentos, inundações e enxurradas).

– Meteorológicas (tornados, granizos, chuvas intensas, vendavais, geadas e ciclones).

– Climatológicas (estiagens e secas).

– Geológicas (movimentos de massa, como deslizamentos).

Alguns dados

Dentre as informações inseridas estão tipos e número de ocorrências, bem como danos humanos e os prejuízos econômicos. Confira, a seguir, alguns dados:

– Ao longo de 20 anos, 496 dos 497 municípios gaúchos registraram a ocorrência de algum desastre natural reconhecido. A exceção é Estância Velha, no Vale do Sinos.

– Estiagem e seca são os tipos mais comuns de fenômeno, com 2.594 ocorrências no período. Em seguida aparecem enxurradas (783) e vendavais (434).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ministro Cristiano Zanin autoriza ex-ministro G. Dias a ficar calado em CPI
Ex-deputado Daniel Silveira é indiciado por romper tornozeleira eletrônica em busca de escuta
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play