Terça-feira, 09 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de dezembro de 2025
Em cerimônia realizada nessa segunda-feira (8), a prefeitura de Porto Alegre apresentou oficialmente o que considera como o maior conjunto de investimentos já realizado na cidade. Trata-se do programa “POA Futura”, com a promessa de um montante superior a R$ 7 bilhões para iniciativas sociais e urbanísticas, dentre outros setores, ao longo dos próximos quatro anos.
Para isso, o Executivo municipal pretende lançar mão de recursos próprios e empréstimos em âmbito nacional e internacional. No foco estão mais de 330 realizações, divididas em cinco eixos e com andamento escalanonado – duas dezenas já foram iniciadas, a cargo de ógãos como o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
O prefeito Sebastião Melo ressaltou, em manifestação durante o evento — realizado no Café da Catedral Metropolitana (Centro Histórico): “Com discursos vazios não podemos ter adaptação climática, e sim com planejamento e dinheiro, no médio e longo prazos. São obras de imensa importância para que a nossa capital não volte a sofrer os mesmos impactos em uma eventual catástrofe como a enchente do ano passado”.
Infraestrutura
Ações voltadas à requalificação de áreas urbanas, bem como avanços na mobilidade por meio do transporte e do trânsito de pedestres e veículos, em suas diferentes modalidades – da bicicleta ao automóvel. O aprofundamento da aposta na aquisição de ônibus elétricos (cujo uso tem sido expandido na cidade desde o ano passado) é um dos destaques desse eixo do pacote.
Resistência
Ações voltadas a aspectos como saneamento, recuperação de arroios, contenção de encostas e qualificação do sistema de drenagem. Isso inclui casas de bombas mais completas e o fortalecimento da Defesa Civil municipal, inclusive por meio de novas tecnologias.
Qualidade de vida
Obras em setores como educação, esporte, cultura, turismo, saúde e assistência social. Na lista está a construção de uma maternidade no bairro Restinga (Zona Sul), além de postos de saúde e uma reforma do Hospital de Pronto Socorro (HPS). Na área cultura, preservação e restauro de bens com valor histórico, bem como melhorias em centros culturais.
Inclusão
O aspecto social é contemplado no “POA Futura” por meio da previsão de cursos de capacitação profissional e empreendedorismo, bem como ações de inclusão social e ampliação do acesso a moradia digna.
Gestão digital
Expansão e qualificação do uso de serviços digitais e da tecnologia em geral, tanto por parte do cidadão comum quanto da própria administração municipal. O atendimento on-line é um dos focos. Mais detalhes devem ser publicados no site prefeitura.poa.br.