Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de janeiro de 2026
O Brasil realizou um feito inédito ao ser indicado em uma nova categoria do Oscar. Além de três outras nomeações, o filme “O Agente Secreto” concorre como Melhor Elenco na principal premiação do cinema mundial. Gabriel Domingues, responsável pela pesquisa, seleção e direcionamento de atores para o longa, revelou como foi o processo de escolha dos artistas.
Domingues explicou que o trabalho de seleção de elenco envolve diversas etapas e métodos. Quando iniciou o projeto com o diretor Kleber Mendonça Filho, alguns nomes já eram considerados, mas o volume de personagens exigiu uma busca ampliada. “Meu trabalho é pesquisar, acompanhar, ficar atento ao que está rolando nas cenas de teatro, nas cenas de cinema, festival de curta-metragem, filmes de baixo orçamento, séries, longas, tudo”, afirmou.
O diretor de elenco destacou que, além de seu próprio conhecimento sobre atores brasileiros, foi aberta uma convocatória para receber material de pessoas interessadas em trabalhar no filme.
“Foram mais de 2 mil inscritos nessa convocatória”, revelou Domingues, que também realizou uma pesquisa mais ativa, buscando talentos específicos para determinados papéis. Após a análise inicial, os selecionados eram convidados para testes, enviavam cenas gravadas e, em alguns casos, eram levados até Recife para conhecer o diretor.
Um exemplo destacado foi o ator Joalisson Cunha, que interpreta o frentista do posto de gasolina na cena inicial do filme com Wagner Moura. “Ele é um super ator de João Pessoa. Eu admiro muito o trabalho dele”, comentou Domingues, explicando que Cunha já havia trabalhado com ele em outros projetos. O diretor de elenco ressaltou a capacidade do ator de trazer naturalidade ao papel, improvisando e incorporando gírias próprias ao texto.
Da seleção às telas: um trabalho coletivo
Domingues enfatizou que o processo de criação cinematográfica é coletivo e envolve diversas etapas. Após a seleção inicial, os atores passam por uma preparação que trabalha “artesanalmente cada cena para encontrar ali o caminho de cada personagem”. O diretor de elenco destacou ainda a importância da caracterização, figurino e outros elementos que contribuem para a composição final dos personagens na tela.
Recentemente, Domingues esteve em Los Angeles, Estados Unidos, para participar do evento oficial do Oscar em que 10 pré-selecionados apresentam uma defesa de seu trabalho. Ele deverá retornar aos Estados Unidos algumas vezes para participar de eventos relacionados à campanha do filme, que visa atrair atenção e conquistar votos dos membros da Academia para a premiação.