Domingo, 25 de maio de 2025

“O Agente Secreto”: veja quando o filme estreia no Brasil

O filme “O Agente Secreto” fez sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde foi premiado nas categorias de melhor diretor,para Kleber Mendonça Filho, e melhor ator para Wagner Moura, além de outros dois prêmios. Segundo a BBC, a estreia nacional dele está prevista para o segundo semestre de 2025.

“O Agente Secreto” estreou internacionalmente no festival no domingo com cerca de quinze minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post. Desde então, o longa ganhou muitos elogios da crítica internacional.

A trama se passa em Recife, durante o ano de 1977, ainda no período da ditadura militar brasileira. Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor de 40 anos especializado em tecnologia que deixa São Paulo para retornar à sua cidade natal, buscando recomeçar e escapar de um passado violento e misterioso. Ele busca reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.

Para alguns críticos, o filme, que ainda não tem data de estreia no Brasil, pode ser um novo candidato brasileiro ao Oscar, logo após o sucesso de Ainda Estou Aqui (2024).

Outros prêmios

Também nesta edição do Festival de Cannes, o filme brasileiro ganhou o prêmio da Crítica. O anúncio foi publicado no Instagram da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci). Esse prêmio, no entanto, não faz parte da lista oficial – a categoria foi criada por críticos de forma paralela. A produção também levou o prêmio o “Art et Essai”, dos exibidores independentes da França.

“O Agente Secreto” marca o terceiro filme de Kleber Mendonça Filho na disputa pela Palma de Ouro. Anteriormente, ele esteve na competição com Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Em 2023, o diretor também participou do Festival de Cannes com o documentário Retratos Fantasmas, apresentado em uma mostra paralela.

Manas

Além de “O Agente Secreto”, o cinema nacional ganhou outras homenagens no Festival de Cannes deste ano. O Brasil foi escolhido como o país de honra dessa edição.

Marianna Brennand recebeu o prêmio Women in Motion Emerging Talent, que reconhece o primeiro longa de ficção de diretoras estreantes. O troféu foi entregue por “Manas”, produção da Inquietude, em parceria com Globo Filmes.

O filme conta a história de Tielle (Jamilli Correa), garota de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó e sofre abusos sexuais dentro e fora de casa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Festival de cinema de Cannes 2025: Wagner Moura vence prêmio de melhor ator, e Kleber Mendonça Filho de melhor diretor pelo filme brasileiro “O Agente Secreto”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play