Terça-feira, 08 de julho de 2025

O que é obstrução intestinal, que motivou cirurgia de Bolsonaro

Casos de obstrução intestinal podem surgir em pacientes que já passaram por cirurgias na região abdominal, como no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro. Trata-se de um bloqueio que impede ou reduz significativamente a passagem de alimentos, líquidos, secreções digestivas e gases pelo intestino.

Segundo especialistas, cirurgias  especialmente múltiplas – podem levar ao desenvolvimento de fibrose na área operada, favorecendo o surgimento de aderências. As alças intestinais, que se movimentam constantemente, acabam passando pela região operada. Com isso, podem se “acotovelar”, provocando a obstrução, que, dependendo da gravidade, pode exigir nova intervenção cirúrgica.

De acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), além das aderências, outros fatores como tumores, hérnias e intoxicações também podem causar esse tipo de quadro. As obstruções podem ser parciais ou totais, e atingir tanto o intestino delgado quanto o grosso.

O diagnóstico é feito a partir da análise dos sintomas, que incluem inchaço abdominal, soluços, sensação de estômago cheio, refluxo, vômitos e dores. Exames de imagem complementam a avaliação clínica.

No caso atual de Bolsonaro, exames laboratoriais e de imagem indicaram uma suboclusão intestinal – um bloqueio parcial. Nessa condição, o paciente ainda consegue eliminar gases, mas tem dificuldade para evacuar.

Sintomas

  • Inchaço abdominal
  • Soluços
  • Sensação de estômago cheio
  • Refluxo
  • Vômitos
  • Dores

(Com informações do Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Alunas de Medicina dizem que intenção de vídeo nas redes não era expor paciente transplantada
Idade para aposentadoria de mulheres policiais pode ser mudada
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play