Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de janeiro de 2026
O Brasil saiu do Globo de Ouro com muitos motivos para comemorar. No ano passado, a surpreendente vitória de Fernanda Torres por “Ainda estou aqui” foi fundamental para impulsionar o longa de Walter Salles para as três indicações ao Oscar e a vitória na categoria de melhor filme internacional no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Agora, o cenário é parecido. “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho, deixou a cerimônia do Globo de Ouro com dois troféus: melhor filme de língua não inglesa e melhor ator, para Wagner Moura. A conquista dupla tem tudo para impulsionar o longa para um bom desempenho no Oscar.
Se até aqui o filme era visto apenas como um concorrente ao Oscar de melhor filme internacional, agora é possível dizer que ele chega na cerimônia da Academia com chances concretas de repetir o feito de “Ainda estou aqui”. Tão importante quanto a vitória no Globo de Ouro foi o fato de que os principais rivais de “O agente secreto” não terem desempenhado de forma significativa na premiação. “Valor sentimental” concorria a oito estatuetas e levou apenas melhor ator coadjuvante, para Stellan Skarsgard. Já o iraniano “Foi apenas um acidente”, de Jafar Panahi, deixou a noite sem prêmios.
Desde o início da temporada, “O agente secreto” nunca foi favorito ao Oscar de melhor filme internacional. Agora, o sentimento é que o prêmio pode sim se tornar uma realidade, especialmente se conseguir uma indicação ao Oscar de melhor filme. A nomeação na categoria principal pode ser importante para fazer mais membros da Academia a buscarem pelo filme.
O prêmio de Wagner Moura também é uma ótima notícia. Após ficar de fora do Actor Awards e da shortlist do BAFTA, o brasileiro vivia um momento de apreensão na temporada. A visibilidade pela vitória no Globo de Ouro tem tudo para garantir ao menos uma indicação ao Oscar, ainda que o favoritismo na categoria seja de Timothee Chalamet, por “Marty Supreme”, também premiado no Globo de Ouro.
O Oscar 2026 anuncia seus indicados no próximo dia 22, com “O agente secreto” com boas possibilidades de figurar em melhor filme internacional, melhor ator e melhor filme. O longa também pode garantir presença nas categorias de melhor elenco e melhor roteiro original. O prêmio da Academia acontece no dia 15 de março.
Além de “O agente secreto”, a cerimônia do Globo de Ouro consagrou “Hamnet: A vida antes de Hamlet”, vencedor de melhor filme de drama, e, é claro, “Uma batalha após a outra”, cada vez mais favorito ao Oscar de melhor filme da temporada. (Com informações do jornal O Globo)