Sábado, 08 de novembro de 2025

OAB escolhe filhos de ministro do STJ e de desembargador para vagas no TRF-1

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) escolheu os 12 advogados que irão disputar as duas vagas abertas do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), sediado em Brasília. Os nomes escolhidos batem com a relação divulgada pelo ex-presidente da OAB Marcus Vinicius Coêlho na véspera da votação.

Entre os escolhidos estão Eduardo Martins, filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro e Larissa Tork, filha do desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) Carlos Tork.

Os advogados Thiago Lopes Cardoso Campos, apoiado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), e Flávio Jardim, do escritório Sérgio Bermudes, também compõem as listas sêxtuplas. As vagas fazem parte do chamado quinto constitucional. A partir da escolha da OAB, o TRF-1 deverá cortar o número de candidatos pela metade e definir listas tríplices. A escolha final é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Confira a lista de escolhidos:

Lista 1

– Diogo Seixas Condurú (OAB-PA)

– Flávio Jaime de Moraes Jardim (OAB-DF)

– Thiago Lopes Cardoso Campos (OAB-BA)

– Clarice Viana Binda (OAB-MA)

– Marco Antônio Coêlho Lara (OAB-DF)

– Liz Marília Guedes Vecci Mendonça (OAB-GO)

Lista 2

– Eduardo Filipe Alves Martins (OAB-DF)

– Rebeca Moreno da Silva (OAB-RR)

– Larissa Chaves Tork de Oliveira (OAB-AP)

– João Celestino Correa da Costa Neto (OAB-MT)

– Vicente de Paulo de Moura Viana (OAB-DF)

– Marcus Gil Barbosa Dias (OAB-RR)

A disputa incluía ainda a advogada do Piauí Tacia Helena Nunes Cavalcante. Entretanto, ela desistiu da candidatura após ser revelado que a mulher é esposa do advogado Shaymmon Emanoel Rodrigues de Moura Sousa, um dos 81 conselheiros federais da OAB que participam da votação.

O currículo de Tácia Nunes apresenta apenas uma graduação, em direito, pelo Centro Universitário Uninovafapi. A advogada foi secretária parlamentar da deputada federal Iracema Portella (PP-PI), aliada e ex-esposa do senador Ciro Nogueira (PP-PI), entre novembro de 2019 e fevereiro do ano passado, com vencimentos de R$ 2.238,29 por mês.

As indicações do presidente Lula para tribunais têm sido definidas com a ajuda de um grupo de ministros próximos do presidente: Flávio Dino (Justiça), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Cúpula do Congresso Nacional concentra força nunca vista antes e cria desafio para governo Lula
Presidente da Câmara dos Deputados adia reunião de líderes e projeto para taxar super-ricos só deve ser votado a partir desta quarta
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play