Sábado, 04 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de outubro de 2025
A construção do novo Centro Avançado de Perícias do Instituto-Geral de Perícias (IGP), em Bagé, na Região da Campanha, está na reta final. A obra, que conta com investimento total de aproximadamente R$ 3 milhões do governo do Estado, beneficiará as regiões da Campanha e da Fronteira Oeste.
Com 542 metros quadrados, a estrutura permitirá agilizar os atendimentos e resultados, ampliar a atuação pericial e oferecer atendimento à população, contemplando setores de perícia criminal, médico-legal, criminalística e identificação civil e criminal.
Assim, as provas serão analisadas de maneira mais rápida e eficaz, contribuindo para a agilidade de investigações criminais. A construção é composta por três blocos. Um deles receberá o Posto de Criminalística; outro abrigará o Posto de Identificação e o Posto Médico-Legal, com recepção e atendimento ao público; e o último será o necrotério.
A obra é fiscalizada pela Secretaria de Obras Públicas (SOP). O projeto inclui a construção de um estacionamento para viaturas e serviços, subestação de energia elétrica e depósito de resíduos, garantindo autonomia e segurança às atividades periciais e ambientais.
O novo edifício atenderá quatro municípios que integram a 7ª Coordenadoria Regional de Perícias (CRP) – Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Aceguá – e outras quatro pertencentes à 3ª CRP – Hulha Negra, Pinheiro Machado, Candiota e Pedras Altas.
De acordo com a coordenadora da 7ª CRP, a perita criminal Rita Maciel, a iniciativa atende a uma antiga demanda da região.
“A obra será de extrema importância para esses municípios, que têm uma grande demanda dos serviços do IGP. A unidade servirá de modelo para o interior do Rio Grande do Sul. Teremos um Centro Avançado, que englobará os três setores do IGP: os Postos de Identificação, Médico-Legal e de Criminalística”, destaca.
Antes faltavam peritos criminais na região, de modo que o novo prédio representa um grande avanço. “A partir dessa obra, teremos mais servidores atuando na área, o que agilizará os serviços”, ressalta o perito médico-legista Paulo Salim.