Sábado, 08 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de novembro de 2025
Foram finalizadas as obras de requalificação do Corredor Humanitário, construído no Centro de Porto Alegre durante a enchente histórica de maio de 2024.
O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, realizaram na sexta-feira (7) a vistoria final das obras. Os trabalhos terminaram com um mês de antecedência em relação ao prazo previsto.
Na vistoria, também foi definida a demolição do que restou da antiga passarela da estação rodoviária. A estrutura teve que ser destruída para a construção do Corredor Humanitário, que possibilitou o acesso de veículos à Capital durante a enchente que inundou o Centro e diversos outros bairro da cidade. O trecho liga a avenida Castelo Branco à Elevada da Conceição,
“Durante a enchente, o Corredor Humanitário nos garantiu acesso à cidade para itens essenciais, como alimentação e medicamentos. Agora, essa estrutura está definitivamente pronta, com mais segurança, melhorias na mobilidade urbana e paisagismo na entrada da cidade”, disse o prefeito.
As obras de requalificação custaram R$ 1,41 milhão. Executados pela empresa Sultepa, os serviços incluíram pavimentação, readequação de meio-fios e calçadas, contenção de taludes, paisagismo e ampliação da rede de drenagem da via.
O contrato contemplou ainda reparos na rua da Conceição, a partir do entroncamento com a avenida Júlio de Castilhos. As novas sinalizações horizontais foram implantadas pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
Passarela
A demolição da antiga passarela da rodoviária está programada para ocorrer entre os dias 28 e 30 deste mês. A primeira etapa incluirá a retirada dos guarda-corpos das rampas de acesso localizadas na rua da Conceição e na descida do viaduto da Conceição (sentido Centro-Bairro), que também serão removidas. Durante o período, o trânsito no entorno ficará bloqueado. O serviço está orçado em aproximadamente R$ 700 mil.