Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de maio de 2025
Com o início do conclave que irá eleger um novo Papa, os olhos do mundo se voltam para o Vaticano. É lá que está a Capela Sistina, famosa pelos trabalhos de pintores renascentistas, como Michelangelo, onde os cardeais se reúnem para votar nos seus preferidos para o pontificado.
Vaticano é um estado independente desde 1929, conquistado com a assinatura do Tratado de Latrão, entre a Santa Sé e a Itália. Com 0,44km², ele é o menor país do mundo e fica dentro da cidade de Roma. Veja abaixo algumas curiosidades sobre o Vaticano.
1- Ele é cercado por muros, onde fica a Praça São Pedro;
2- Não tem nenhum animal doméstico registrado no país;
3- A Pontifícia Guarda Suíça foi criada em 1506, pelo Papa Júlio II, e é responsável pela segurança do Papa. Cerca de cem moradores do Vaticano fazem parte dela, que é caracterizada por uniformes com listras vermelhas, amarelas e azuis;
4- Foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984, pela sua importância histórica, artística e espiritual;
5- Sua bandeira é branca e amarela, com a imagem das chaves cruzadas de São Pedro e a tiara papal ao centro;
6- A Basílica de São Pedro, no Vaticano, é o maior templo religioso do mundo, e abriga o túmulo de São Pedro, também considerado o primeiro Papa da Igreja Católica;
7- 673 pessoas têm cidadania vaticana. No entanto, 458 vivem lá;
8-A palavra Vaticano se refere a uma colina de Roma, onde sacerdotes se reuniam. Em latim, vaticanus se refere ao radical vates, ou seja, vidente.
Papa tem salário?
O papa é a principal figura política do Vaticano e o líder da Igreja Católica no mundo todo. Ainda assim, o sumo pontífice não tem salário fixo, e sim uma provisão de suas despesas custeada pelo Instituto para as Obras de Religião, o nome do Banco do Vaticano.
De acordo com Fernando Roberto de Freitas Almeida, coordenador de Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), o falecido papa Francisco, por exemplo, tinha direito a uma remuneração mensal, porém optou por não a receber.
“O papa Francisco possuía o direito de receber US$ 32.000,00 mensais como remuneração do Vaticano, devido ao cargo de sumo pontífice, porém optou por não utilizar, pois levou a sério os seus votos de pobreza desde quando assumiu o papado”, afirmou.
Almeida explica que aproximadamente 50% dos recursos do Banco do Vaticano são derivados de doações, denominadas de Óbolo de São Pedro. Essas doações são voluntárias e vêm dos fiéis da Igreja Católica em todo o mundo.
O restante da renda do Banco do Vaticano provém de investimentos imobiliários na Europa, da venda de selos e moedas — que diminuiu muito nos últimos anos por conta do crescimento da internet —, além dos ingressos para museus e visitas guiadas.