Domingo, 10 de agosto de 2025

OpenAI vence Grok, do “desafeto” Elon Musk, em final de torneio de xadrez com inteligência artificial

Criadora do ChatGPT, a OpenAI venceu o Grok, de Elon Musk, na final de um torneio de xadrez com inteligência artificial. A competição opôs programas de IA projetados para o uso diário em vez dos tradicionais duelos entre computadores especialmente produzidos para o esporte.

O xadrez é utilizado há anos por empresas de tecnologia para calibrar e avaliar o avanço e as habilidades de IA, em disputas inclusive contra o melhores jogadores humanos. Segundo a BBC, desta vez, o modelo o3 da OpenAI saiu invicto do torneio e derrotou o modelo Grok 4 da xAI na final. (O Gemini, do Google, ficou em terceiro lugar, ao derrotar um modelo diferente da OpenAI.)

Durante o torneio, jornalistas especializados apontaram que ambos os modelos ainda precisavam se aprimorar. O Grok, por exemplo, cometeu vários erros em suas partidas finais, como perder a rainha “repetidamente”. Pedro Pinhata, redator do Chess.com, ponderou que, no início da competição, nada parecia capaz de deter o modelo de Elon Musk da vitória. No dia final, porém, o Grok ficou “irreconhecível” e permitiu que o o3 conquistasse uma sucessão de “vitórias convincentes”.

Antes do resultado, Musk destacou no X que a empresa não havia feito esforços específicos para os jogos de xadrez e chamou o bom desempenho até ali de “efeito colateral”. O torneio se deu na plataforma Kaggle, do Google, pela qual cientistas de dados poderiam avaliar os sistemas.

Além de xAI e OpenAi, participaram modelos de linguagem da Anthropic, do Google, da DeepSeek e da Moonshot AI.

Rixa antiga

A conquista da OpenAI colocou “mais lenha na fogueira de uma rivalidade contínua” entre as duas companhias, personificadas na figura de seus principais líderes, Sam Altman e Elon Musk. Os dois reivindicam ter os modelos recentes “mais inteligentes” do mundo.

Os estranhamentos e rusgas entre Sam Altman e Elon Musk não são de hoje. CEOs da OpenAI e da Tesla e xAI, respectivamente, os dois já até trabalharam juntos, há oito anos, para lançar a OpenAI e combater o domínio do Google na inteligência artificial. Mas o cenário mudou, e hoje dois dos maiores líderes mundiais de tecnologia se atacam não apenas nas redes sociais com certa frequência, mas até em locais públicos.

Musk chegou a instaurar um processo judicial, acusando a startup de se desviar de seu contrato original de empresa sem fins lucrativos, de acesso aberto e destinada a desenvolver a IA “em benefício da humanidade”.

Além dos rumos que a empresa criadora do ChatGPT tomou, há outros pontos que influenciam na relação turbulenta da dupla. Nas palavras de Altman — que retornou ao comando da OpenAi depois de uma reviravolta em sua demissão —, há “desacordo, desconfiança e egos”.

A OpenAI foi lançada no mesmo ano de uma conversa de Musk e Altman, em 2015. Três anos depois, o CEO do X deixou a organização. No ano seguinte, num movimento visto como incomum, Altman converteu a OpenAI — criada originalmente como uma companhia sem fins lucrativos — num negócio com fins lucrativos, e a Microsoft se tornou a principal investidora.

De lá para cá, Musk não poupa esforços em expressar seu “desgosto” com os rumos tomados por Altman na Open AI, principalmente depois que a companhia recebeu bilhões de dólares em investimentos da Microsoft. Em novembro de 2023, Musk anunciou o Grok, um chatbot de inteligência artificial para rivalizar com o ChatGPT. Com informações do portal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Veja como se proteger de golpes comuns no WhatsApp
Conheça o país vizinho do Brasil que ficou mais rico que a Dinamarca sem que você percebesse
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play