Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

Operação apreende mais de 30 mil pares de tênis falsificados no Rio Grande do Sul

Mais de 30 mil pares que replicavam modelos de marcas reconhecidas no mercado foram apreendidos pela Receita em parceria com a Polícia Civil no Rio Grande do Sul. A ofensiva faz parte da terceira fase da Operação Fronteira, com foco no combate à entrada de tênis falsificados no Estado.

Iniciada em 7 de abril, a ação se estendeu até o final de maio. Os produtos eram originários da região de Nova Serrana, em Minas Gerais. As transportadoras estavam situadas em Porto Alegre, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e em Lajeado, no Vale do Taquari. Ao longo das três fases da operação, mais de 80 mil pares de tênis falsificados foram recolhidos.

A Receita Estadual estima que cerca de 1,5 milhão de pares de tênis falsificados ingressam no Rio Grande do Sul por ano.

Durante a operação, o trabalho feito pela Receita foi de monitoramento detalhado das mercadorias, utilizando uma ampla análise de dados disponíveis. Isso incluiu a verificação das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), a identificação das transportadoras e o acompanhamento do trajeto dos veículos, intimando as transportadoras para apresentação dos produtos.

Quando a falsificação era confirmada, a Polícia Civil, por meio da Delegacia do Consumidor, era acionada para fazer a apreensão dos itens e designar as detentoras das marcas como depositárias. Depois, as detentoras das marcas efetuavam o recolhimento dos produtos e os armazenavam até a destinação final, conforme definição do Poder Judiciário – uma das possibilidades é a destruição das mercadorias falsificadas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo gaúcho assina convênios com mais de 80 municípios para recuperar estradas vicinais, perfurar poços e atender consulta popular
Com previsão de ultrapassar a marca de 2 milhões de visitantes, Acampamento Farroupilha 2025 é lançado em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play