Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Operação Elmo XII encerra com quase 30 notificações a garimpos no Rio Grande do Sul

Deflagrada na terça-feira (11) pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 3ª Região Militar do Exército Brasileiro em conjunto com outras instituições, a Operação Elmo XII terminou na quarta-feira (12) com 29 notificações a garimpos na Região Norte do Rio Grande do Sul.

O objetivo da operação foi coibir irregularidades com explosivos – produtos de uso controlado pelo Exército Brasileiro – na região de Ametista do Sul. Participaram da ação o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ministério do Trabalho, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Na quarta-feira, segundo dia da operação, foram emitidas 14 notificações nas cidades de Trindade do Sul, Planalto e Ametista do Sul. Entre autos de infração e termos de notificação, foram verificadas situações como falta de alvará de prevenção contra incêndio, adequações de equipamentos de proteção individual e uma área embargada por deslizamento.

Em uma fiscalização de oportunidade na cidade de Trindade do Sul, as equipes localizaram uma mina com indícios de início de garimpo. Com ausência de toda documentação necessária para o funcionamento legal do garimpo, o local foi interditado pelo Exército.

Na terça-feira, já haviam sido realizados 15 autos de infração a 10 garimpos também nas cidades de Planalto e Ametista do Sul, emitidos pelas instituições envolvidas, especialmente por irregularidades como a falta de alvarás e planos de segurança.

“Os objetivos da operação foram plenamente alcançados, pois foi verificado que desde a última operação, a Elmo VII, em 2023, a atual diretoria da COOGAMAI [Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai] fez um excelente trabalho de gestão, organizando tanto a parte administrativa da cooperativa, como orientando e fiscalizando seus cooperativados para que se adequassem às legislações vigentes, tanto do Exército quanto dos demais órgãos que participaram da operação. Isso é evidenciado pelos baixos índices de inadequações encontrados, havendo um número irrisório de autos de infração e notificações aplicados pelos órgãos fiscalizadores”, destacou o coronel R1 Flávio Almeida de Oliveira, chefe do Centro de Operações de Produtos Controlados da 3ª Região Militar.

Foram empregadas na operação 11 equipes, com o total de 37 militares do Exército e a participação de 33 integrantes das demais instituições. Nos dois dias, foram fiscalizados 77 garimpos nas cidades de Ametista do Sul, Planalto, Trindade do Sul, Cristal do Sul, Frederico Westphalen, Iraí e Rodeio Bonito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Trump sanciona projeto que encerra a paralisação do governo dos Estados Unidos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play