Sábado, 08 de novembro de 2025

Operação no Aeroporto de Congonhas é retomada após queda de energia elétrica

Pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram suspensos às 14h25 desta sexta-feira (15) após falha de energia. Às 15h51, a operação foi retomada e aeronaves voltaram a decolar. Conforme a Aena, concessionária que administra o aeroporto, houve uma falha no abastecimento externo de energia, que afetou a torre de controle.

“As operações de pouso e decolagem ficaram suspensas entre 14h25 e 15h51. No terminal de passageiros, os geradores foram imediatamente acionados e a energia foi rapidamente normalizada. A Aena recomenda que todos os passageiros com voos marcados para esta sexta-feira entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação dos voos”, afirma a nota da concessionária.

Também segundo a Aena, foram acionados seis geradores no terminal de passageiros. A gestão da Torre de Controle é de responsabilidade da FAB, que não respondeu aos questionamentos feitos pelo g1 até a última atualização desta reportagem.

A Enel, responsável pela distribuição de energia, informou que “a distribuidora realizou manobras em sua rede e atuou para restabelecer o serviço, que já encontra-se normalizado”. A empresa ainda apura as causas.

Há relatos de passageiros que ficaram mais de uma hora dentro do avião. Eles também reclamaram do calor extremo, pois o ar condicionado ficou desligado no saguão do aeroporto, e de falta de informações. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo, a temperatura máxima prevista para esta sexta é de 35°C.

Em nota, a Latam informou que “a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Congonhas na tarde desta sexta-feira (15/3) forçou a companhia a alternar ou cancelar parte de seus voos em São Paulo. Esta é uma situação totalmente alheia ao controle da companhia, que está prestando a assistência necessária aos passageiros. A LATAM adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma operação segura a todos”.

A Gol afirmou que seis voos foram cancelados e outros seis, que tinham Congonhas como destino, foram alternados para outros aeroportos. “Todos os clientes afetados estão recebendo as devidas facilidades e sendo reacomodados nos próximos voos.”

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil supera em três meses o número de casos de dengue em 2023
Lula cita Bolsonaro e diz que a extrema direita “raivosa” põe democracia em risco no mundo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play