Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de dezembro de 2025
A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) divulgou o balanço da Operação Radar Portátil realizada entre os dias 15 e 21 de dezembro de 2025, com foco na fiscalização de velocidade e na prevenção de sinistros no trânsito. No período, foram realizadas 76 operações, que resultaram na fiscalização de 27.391 veículos em diferentes vias de Porto Alegre.
Durante as ações, 14 condutores foram autuados por trafegar a velocidades superiores a 100 km/h. O maior excesso de velocidade ocorreu na avenida Borges de Medeiros, na altura do número 3200, onde um automóvel foi flagrado a 114 km/h.
Também foram identificadas velocidades elevadas na avenida Salvador França, com uma motocicleta a 113 km/h, e na avenida Assis Brasil, no cruzamento com a BR-290, onde uma motocicleta atingiu 110 km/h. No mesmo patamar, um automóvel foi flagrado na rua Pereira Franco, a 110 km/h.
Outros registros de destaque incluem um automóvel trafegando a 109 km/h na avenida Juca Batista, na altura do número 1700, além de uma motocicleta a 107 km/h na avenida Salvador França, no número 1427, e outra a 107 km/h na avenida Assis Brasil, no sentido interior–Capital, junto à BR-290.
Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir acima de 50% do limite máximo permitido na via é considerado infração gravíssima, conforme o artigo 218, inciso III. Nesses casos, a penalidade prevê multa multiplicada por três, no valor de R$ 880,41, além da suspensão do direito de dirigir.
A EPTC reforça que as operações com radares portáteis têm caráter preventivo e educativo, com o objetivo de coibir o excesso de velocidade e reduzir o número de sinistros e vítimas no trânsito. Os locais de fiscalização são definidos a partir de estudos técnicos que consideram histórico de acidentes, volume de tráfego e características das vias.
Para ampliar a transparência, a autarquia disponibiliza em seu portal o mapa interativo com a localização dos medidores eletrônicos de velocidade (MEVs), incluindo radares portáteis, lombadas eletrônicas e controladores fixos, por meio do site EPTC Transparente. As ações também são informadas aos usuários por meio do aplicativo Waze, com indicação de radar móvel e da velocidade máxima permitida na via.