Domingo, 06 de julho de 2025

Operação resgata sete homens de condições análogas à escravidão em fazendas de São Borja

Uma ação conjunta da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência com o MPT-RS (Ministério Público do Trabalho) e a PF (Polícia Federal) resgatou, nesta quinta-feira (3), sete trabalhadores que vinham sendo mantidos em condições análogas à escravidão em duas propriedades rurais no interior de São Borja. Os resgatados estavam alojados em ambientes insalubres e participavam da aplicação de agrotóxicos em lavouras de arroz sem o uso de qualquer equipamento de proteção individual.

A fiscalização visitou duas propriedades rurais e encontrou quatro trabalhadores em más condições em uma das granjas e três em outra. Todos os resgatados são homens adultos originários de cidades da região e estavam, em média, há dois meses nas propriedades. Além de estarem alojados em casebres insalubres, os trabalhadores nas duas fazendas faziam a aplicação de material agrotóxico sem uso de equipamentos de proteção, em situações em que tinham contato com o veneno direto na pele ou mesmo o aspiravam por falta de máscaras.

De acordo com o procurador do MPT-RS que acompanhou o caso, Hermano Martins Domingues, os resgatados relataram efeitos adversos constantes do contato com o veneno, incluindo tonturas e desmaios.

Um dos proprietários de uma das granjas chegou ao local no momento da inspeção e foi autuado em flagrante. Os homens serão agora encaminhados para a rede de acolhimento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Escolas estaduais no Rio Grande do Sul receberão mais 80 milhões de reais para qualificação da merenda de alunos
Governadores discutem fundo para estabilizar preço dos combustíveis
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play