Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 1 de maio de 2023
O Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre recebe nesta terça-feira (2) a segunda apresentação da temporada 2023 da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Com início às 19h e entrada franca, o espetáculo destacará clássicos como “O Danúbio Azul”.
A primeira parte terá regência de Telmo Jaconi e, como solistas, Matheus Rodrigues de Souza (viola) e Ezequiel de Paula (contrabaixo). No programa estão “Moldau (Vltava)”, do tcheco Bedrich Smetana, e “Sinfonia Concertante”, do austríaco Karl Dittersdorf.
Já o regente do segundo segmento será Davi Coelho. Peças selecionadas: “O Danúbio Azul”, do também austríaco Johann Strauss, e “Descoberta do Paraíso”, composto pelo grego Vangelis para a trilha do filme “1492”.
Trajetória
Criada em 2009, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul tem foco na formação musical de estudantes da rede pública, com perfil socioeconômico de baixa renda e faixa etária dos 10 aos 24 anos.
Mais de mil crianças, adolescentes e jovens já passaram pela instituição. Hoje são 150 integrantes, organizados em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. A regência é do maestro Telmo Jaconi.
A Orquestra é mantida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança).
Patrocínios e doações via Imposto de Renda de pessoas físicas ou jurídicas são fundamentais para viabilizar as atividades. Informações no site orquestrajovemrs.com.br.
(Marcello Campos)