Domingo, 22 de junho de 2025

Oscar 2022 anuncia lista de filmes indicados da premiação

A Academia de Artes e Ciências de Hollywood anunciou nesta terça-feira (8) os indicados a 94ª edição do Oscar. Todos a postos. A briga vai começar. O faroeste dirigido por uma mulher, “Ataque dos cães”, já venceu em número de indicações ao Oscar: vai concorrer a 12 prêmios.

O épico de ficção científica “Duna” vem logo atrás. Ele concorre em dez categorias. Com sete indicações estão: o musical “Amor, sublime amor” e o drama de época filmado em preto e branco “Belfast”.

Os quatro vão concorrer ao Oscar de melhor filme com o estrelado elenco de “Não olhe para cima”, a comédia dramática “Licorice pizza”, o drama de uma família de deficientes auditivos “No ritmo do coração“, o suspense noir “O beco do pesadelo”, o filme japonês “Drive my car” e a história real do pai das tenistas Venus e Serena Williams, King Richard, “Criando campeãs”.

“Serena disse nesta terça-feira que sentiu um arrepio na espinha quando soube da indicação: “Eu não estaria aqui falando com vocês se não fosse por ele.”

Ao todo, entre os indicados estão 53 filmes de 25 países diferentes, milhares de profissionais envolvidos e centenas de horas de entretenimento.

E há também vários “primeiros”. Troy Kotsur é o primeiro ator surdo indicado a um Oscar.  O documentário dinamarquês “Flugt” se tornou o primeiro filme indicado como melhor filme internacional, melhor animação e melhor documentário.

Kenneth Branagh fez história ao se tornar a primeira pessoa que já foi indicada para sete categorias diferentes ao longo da carreira. Desta vez, com “Belfast”, como melhor diretor e autor do roteiro original.

Steven Spielberg dirige uma refilmagem de “Amor, sublime amor”. Na década de 1960, o filme ganhou dez estatuetas. A mão de Spielberg está em 11 longas que concorreram ao prêmio de melhor filme, um novo recorde para o Oscar.

Jane Campion, com “Ataque dos cães”, se tornou a primeira mulher a ser indicada mais de uma vez na categoria de melhor direção. E é a favorita para levar a estatueta.

E Denzel Washington quebrou seu próprio recorde de ator negro que concorreu a mais prêmios da academia. É a décima indicação dele. Desta vez por “A tragédia de Macbeth”.

E o diretor brasileiro Pedro Kos concorre ao Oscar com o documentário de curta-metragem “Onde eu moro”.

“Realmente para a gente é um sonho inigualável. Ter esse reconhecimento de grandes artistas e cineastas é uma coisa realmente muito emocionante e maravilhosa”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Luana Piovani desabafa ao reencontrar os filhos depois de um mês sob os cuidados da madrasta, Cíntia Dicker
Descoberta da variante Ômicron em animais em Nova York gera preocupação
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play