Sábado, 08 de novembro de 2025

Ovo de Páscoa está até 40% mais caro que em 2021, mostra pesquisa

Os ovos de Páscoa estão até 40% mais caros nos supermercados neste ano, em relação a 2021. No entanto, produtos como bacalhau, chocolate, vinho, massa fresca, pescado e bombom tendem a apresentar menor aceleração nos preços até o feriado, ou mesmo, em alguns casos, uma leve redução.

A informação é de um estudo realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) segundo o qual os produtos mais consumidos na Páscoa estão com o preço em desaceleração, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A estimativa do setor é de um aumento de 36% nas vendas de chocolates nesta Páscoa. “Em um setor competitivo como o supermercadista, sai na frente aquele que consegue negociar os melhores preços com os produtores, fornecedores e a indústria de modo geral. Essa capacidade de negociar, aliada ao mix de marcas e produtos disponíveis ao consumidor, reduz o impacto da inflação no bolso do consumidor”, avalia Ronaldo dos Santos, presidente da Apas.

A Páscoa é a terceira data mais importante para o varejo de alimentos, atrás do Natal e da Black Friday. A data costuma elevar o tíquete médio em 14% na comparação com o mês anterior.

Segundo levantamento da Apas, esse histórico e a redução dos índices de desemprego apresentados no início do ano fizeram com que 37% dos empresários do setor supermercadista ficassem mais otimistas com as vendas da Páscoa deste ano, em relação às do ano passado, enquanto 45% acreditam que o desempenho será semelhante ao de 2021.

Lembrancinhas

Neste ano, diversos supermercados estão mudando a configuração das ofertas de Páscoa, reservando espaços menores para as parreiras de ovos de chocolate, com apresentação de produtos menores (mais ovos de 250 g, em detrimento dos de 500 g a 1 kg do ano passado), além de maior disponibilização de chocolates e bombons. A tendência é que os consumidores optem por presentear com lembrancinhas, ou seja, com produtos menores e mais baratos.

Os minimercados e lojas de proximidade (mercados de vizinhança) devem ofertar ovos de Páscoa como compra de emergência, apresentando ao cliente um reforço no mix das barras e caixas de chocolate. “O pequeno espaço disponível faz com que os gestores desses mercados sejam muito objetivos na escolha e na apresentação de seus produtos aos consumidores”, explica Diego Pereira, economista da Apas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Estudante da Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, recebe bolsa para curso de verão da Universidade de Yale
Oficiais do Pentágono ainda não falaram com russos de alto escalão sobre Ucrânia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play