Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pacto Alegre: População escolherá a Marca de Porto Alegre em novembro

A partir desta quinta-feira (04), a população de Porto Alegre já pode ajudar na escolha da marca da cidade, através de uma Escuta Pública, que será realizada até o dia 30 de novembro, pelo site. As três marcas concorrentes foram produzidas de forma colaborativa e passaram por um longo de pré-seleção e aprimoramentos. A grande vencedora será divulgada em dezembro. O lançamento oficial, que ocorrerá em parceria com a Prefeitura, acontecerá em março de 2022, no aniversário de 250 anos de Porto Alegre.

Para marcar a abertura da votação popular para a escolha da Marca de POA, será realizado um evento hoje (04), às 19h, na sede do Nau Inspaces. O espaço foi escolhido por possuir uma sinergia com a iniciativa, por ser promotor de inovação e desenvolvimento para o 4º Distrito, através de projetos e parcerias para valorizar a história, a cultura e o futuro desta região da cidade, que passa por um processo de renovação.

As marcas apresentadas são fruto de um trabalho colaborativo que ouve os porto-alegrenses desde o início. Interrompido durante a pandemia, o projeto começou em 2017, iniciando com pesquisas e um workshop onde compareceram 120 moradores de 40 bairros, de diferentes idades, gêneros e classes sociais. A partir de suas percepções sobre a cidade, 40 escritórios de design de Porto Alegre desenvolveram as marcas que irão para avaliação da população.

“O projeto Marca de POA tem como principal fundamento a colaboração. Isto, num mundo tão marcado pelo egocentrismo, é uma grande conquista e também um sinal de que as pessoas estão em busca de ações com impacto e significado. Estamos vivendo um novo e lindo momento de amadurecimento e integração de ecossistemas na cidade. E está só começando!”, diz Daniela Lompa Nunes, fundadora da Purpous Marcas com Alma e líder do projeto Marca de POA, que conta com mais de 200 voluntários das áreas de design, pesquisa, facilitação, inclusão e comunicação.

A exemplo do que aconteceu em outros países, como Nova Iorque e Amsterdam, o objetivo da criação da marca é gerar reconhecimento e interesse por Porto Alegre, tanto entre seus habitantes, quanto em visitantes e empreendedores. Pelo mundo todo, os benefícios do trabalho conhecido como Place Branding proporciona melhorias na imagem geral das cidades e no seu reconhecimento no exterior, revertendo no aumento de visitantes, em investimentos e em renda.

“O projeto partiu da reunião de escritórios da ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) no intuito de entendermos como as nossas habilidades poderiam contribuir para a melhoria da cidade. O propósito é utilizar o design como ferramenta de transformação de pessoas, empresas e sociedade”, diz Átila Franco, CEO da Cda Design e Diretor Regional da ABEDESIGN.

Projeto integra o Pacto Alegre

Em 2019, a iniciativa passou a fazer parte do Pacto Alegre, acordo entre UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), PUC (Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul), Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), iniciativa privada, sociedade civil e poder público em favor da inovação e da qualidade de vida na capital. Segundo seu coordenador, Luiz Carlos Pinto da Silva a criação da marca “é um dos projetos estratégicos fundamentais do Pacto, o símbolo desta vontade de inserir a capital gaúcha na rede de cidades que estão utilizando a inovação para aumentar a qualidade de vida, atrair talentos e se diferenciar nessa economia do século 21. As marcas estão fantásticas, todos que já viram ficaram muito motivados e tenho certeza que este espírito vai se espalhar ainda mais agora, com a Escuta Pública.”

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