Domingo, 26 de janeiro de 2025

País tem mais bolsonaristas que petistas, mostra estudo

Segundo dados de uma nova pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (8), 32% dos entrevistados se identificam como bolsonaristas. Outros 31,2% disseram que se identificam como petistas.

O estudo considerou ainda aqueles que não se consideram petistas, mas disseram ser anti-bolsonaristas (16,5%); não se identificam como bolsonaristas, mas se consideram anti-petistas (8,6%); não se identificam com nenhuma das opções (11,4%) e não souberam responder (0,2%).

Responderam à pesquisa 2.122 pessoas, entre os dias 04 e 07 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança da margem de erro de 95%.

“Você se identifica como petista ou bolsonarista?”
Bolsonarista: 32%
Petista: 31,2%
Não sou petista, mas sou anti-bolsonarista: 16,5%
Nenhuma dessas opções: 11,4%
Não sou bolsonarista, mas sou anti-petista: 8,6%
Não sei: 0,2%

Segundo o estudo, o Brasil atualmente registra um nível considerável de “polarização social”, atingindo 67 em uma escala de zero a cem. Questões políticas lideram o ranking, alcançando 76 pontos, com mais da metade dos entrevistados expressando um forte conflito entre apoiadores de diferentes partidos.

Em relação a definir o posicionamento político, a pesquisa revela que 20,5% seguem a abordagem de direita de Bolsonaro, enquanto 17,3% demonstram aderência à esquerda de Lula. No entanto, apenas 6% se identificam como centristas, enquanto o restante se divide em diferentes preferências, incluindo valores morais, religião e lideranças específicas.

Com as eleições municipais de outubro se aproximando, a pesquisa mostra que 39% dos eleitores preferem candidatos ligados a Bolsonaro e 37,8% a Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Avaliação positiva do governo Lula cai para 33%, aponta pesquisa
Praias do Lami e Belém Novo estão aptas para o banho em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play