Domingo, 09 de novembro de 2025

Paixão de Cristo retorna ao Morro da Cruz nesta sexta-feira, em Porto Alegre

Após dois anos de ausência – 2020/2021 – em razão da pandemia, retorna nesta sexta-feira (15), a partir das 15h, a cerimônia da Paixão de Cristo, no Morro da Cruz, em Porto Alegre.

Neste ano, ao contrário da tradicional Via Sacra, será realizado um rito cênico. Os interessados em participar do revezamento na cruz devem fazer sua inscrição.

A direção do espetáculo é do coordenador de Descentralização da Cultura, Camilo de Lélis, responsável pela reformulação do evento. Além do rito cênico, a Orquestra Camerata L’Estro Armonico recepcionará os participantes ao final da caminhada, dará o aleluia para Jesus ressuscitar em um elevador de sete metros. Também estarão no roteiro, algumas surpresas cênicas com duas temáticas: a Covid-19 e guerra da Ucrânia.

Programação:

15h – Cerimônia da Paixão do Senhor no interior da Paróquia São José do Murialdo.
16h – Padre apresenta os penitentes que irão carregar a cruz e explica como será o ritual. Os penitentes carregarão a cruz até o alto do morro, revezando-se a cada 33 metros de caminhada.
1ª estação: Maria acolhe um penitente, representando a acolhida de Maria a todos os que sofrem.
2ª estação: Verônica limpa o suor do rosto de um penitente com um lenço branco e, ao abrir o lenço e mostrá-lo ao povo, vê-se o rosto de Jesus.
3ª estação: Mulheres da comunidade lamentam a perda de familiares por Covid-19.
17h40 – A procissão se aproxima do alto do morro, onde a orquestra está tocando. A cruz levada pelos penitentes é colocada junto ao palco montado no morro.

Serviço:

Sexta-Feira Santa – Morro da Cruz
Data: 15 de abril
Início: 15 horas
Local: Rua Vidal de Negreiros, 550 – São José/Partenon
Telefone da igreja: 3318-3024
Realização: Coordenação da Descentralização da Cultura

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Presidente do Banco Central diz que se surpreendeu com a inflação de março, a maior para o mês desde 1994
Bolsonaro diz que o ministro da Economia ainda quer criar a Carteira Verde e Amarela
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play