Domingo, 30 de agosto de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 30 de agosto de 2026
O novo sistema da reforma tributária, que entra em vigor daqui a quatro meses, é o assunto da próxima Arena da Exportação – Edição CMT Advogados. Ministrada pelos especialistas em Direito Tributário Lucas Tavares dos Santos e Reginaldo Bueno, sócios do CMT Advogados, a palestra tem como tema “Reforma Tributária: da Transição à Ação – Impactos, Riscos e Decisões Estratégicas para as Empresas”.
O evento ocorre no dia 17 de setembro, das 8h30min às 11h, na Sala da Exportação da ADVB/RS (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1.000, Porto Alegre), e é gratuito, com vagas limitadas mediante inscrição.
Os tributaristas apresentarão os principais desafios trazidos pela reforma tributária para as empresas, com foco no ecossistema de exportação.
“Nosso objetivo é orientar as empresas para que compreendam a transição e tomem as melhores decisões estratégicas diante das novas regras fiscais”, destaca o especialista Lucas Tavares dos Santos.
“Vamos detalhar os impactos práticos que a reforma trará para o ecossistema de exportação, cobrindo desde a gestão de créditos até os reflexos diretos na precificação e nos contratos”, complementa o tributarista Reginaldo Bueno.
A palestra será dividida pelos seguintes tópicos sobre o novo método de tributação do consumo:
1. O novo sistema de tributação e o período de transição: a substituição de PIS/Cofins, ICMS e ISS pela CBS e pelo IBS, a criação do Imposto Seletivo, a tributação no destino e as principais etapas da transição até a entrada integral do novo modelo.
2. Não cumulatividade, créditos tributários e impactos no fluxo de caixa: como funcionarão a apropriação dos novos créditos, as limitações relacionadas ao uso e consumo pessoal, os efeitos para diferentes perfis de fornecedores e clientes e os riscos de acúmulo ou demora na recuperação de créditos.
3. Split payment, sistemas, contratos e preços – a preparação da empresa: os efeitos do recolhimento do tributo na liquidação financeira e a relação entre pagamento e creditamento, os ajustes necessários em ERPs, documentos fiscais e controles internos e, no plano negocial, a revisão de cláusulas de repasse de tributos, a reformulação de preços, as operações entre empresas do mesmo grupo e as alternativas de organização das atividades para otimizar créditos e caixa.
4. Exportações no novo sistema – desoneração, créditos e saldos acumulados: a não incidência de IBS e CBS nas exportações com manutenção dos créditos das aquisições, o tratamento dos saldos credores de ICMS acumulados e seu ressarcimento ao longo da transição, os efeitos na cadeia de suprimentos e logística do exportador e a perda de relevância econômica dos incentivos estaduais hoje utilizados.
5. Como a reforma tributária afetará as decisões empresariais: reflexos do novo sistema sobre investimentos, estrutura operacional, relações com fornecedores e clientes, formação de preços e planejamento.
Sobre A Arena da Exportação
A Arena da Exportação é uma iniciativa do Prêmio Exportação RS, promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, que tem como objetivo reunir especialistas, promover e disseminar conteúdos estratégicos para o setor.
Serviço
Evento: Arena da Exportação Reforma Tributária: da Transição à Ação – Impactos, Riscos e Decisões Estratégicas para as Empresas
Data: 17 de setembro (quinta-feira)
Horário: 8h30min às 11h
Local: Sede ADVB/RS – Sala da Exportação (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1.000, Praia de Belas, Porto Alegre)
Inscrições: Gratuitas mediante inscrição neste link.