Segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Papa expressa solidariedade por tragédia no Rio Grande do Sul

O papa Francisco expressou solidariedade ao Brasil por conta das mais de 40 mortes provocadas pela passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul.

A mensagem está em um telegrama enviado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, ao arcebispo de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Leomar Antônio Brustolin.

No texto, o Papa expressa “solidariedade orante às comunidades afetadas pelas fortes chuvas que, nos últimos dias, atingiram o Estado do Rio Grande do Sul, deixando um rastro de destruição e morte”.

“O papa Francisco, com sua paternal solicitude, quer assegurar a Vossa Excelência e aos demais bispos da região dos sufrágios que oferece pelo eterno descanso das vítimas fatais, bem como das preces que eleva ao altíssimo pelas famílias desabrigadas, desejando que a reconstrução das localidades atingidas ocorra de maneira rápida e eficaz”, diz o telegrama.

Além disso, o pontífice concede a bênção apostólica a “todos os que foram afetados pelas grandes enchentes”.

Essa é a pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul e já contabiliza pelo menos 41 mortos e 46 desaparecidos no Estado. Além disso, uma pessoa faleceu em Santa Catarina, levando o total de vítimas para 42.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

No G20, Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global
Ministério Público abre inquérito para apurar responsabilidades dos órgãos públicos pelas enchentes no RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play