Domingo, 07 de agosto de 2022

Papa Francisco nega rumores de que pretende renunciar

O papa Francisco negou os rumores de que estaria planejando renunciar em um futuro próximo. Ele também afirmou que não está com câncer. As declarações foram dadas em uma entrevista divulgada nesta segunda-feira (04) pela agência de notícias Reuters.

A mídia noticiou recentemente que uma série de eventos no final de agosto, incluindo reuniões com cardeais de todo o mundo para discutir uma nova constituição do Vaticano, uma cerimônia para empossar novos cardeais e uma visita à cidade italiana de L’Aquila, poderia prenunciar um anúncio de renúncia. L’Aquila está associada ao papa Celestino V, que renunciou ao papado em 1294. Bento XVI visitou a cidade quatro anos antes de renunciar, em 2013.

“Todas essas coincidências fizeram alguns pensarem que a mesma ‘liturgia’ aconteceria. Mas nunca passou pela minha cabeça. Por enquanto não, por enquanto não. Realmente”, garantiu o sumo pontífice.

Francisco, no entanto, repetiu a sua posição de que poderia renunciar algum dia se a saúde debilitada tornasse impossível dirigir a Igreja Católica. Questionado sobre quando achava que isso poderia acontecer, ele disse: “Não sabemos. Deus dirá”.

Estado de saúde

Francisco também deu detalhes sobre a sua saúde. Ele revelou que havia sofrido “uma pequena fratura” no joelho quando deu um passo em falso enquanto um ligamento estava inflamado. “Estou bem, estou melhorando lentamente”, disse o religioso, acrescentando que a fratura foi tratada com terapia a laser e magnética.

Francisco também descartou rumores de que um câncer teria sido diagnosticado há um ano, quando ele passou por uma operação de seis horas para remover parte do seu cólon por causa da diverticulite, uma condição comum em idosos. “Ela [a operação] foi um grande sucesso”, destacou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Novas regras de atendimento nas agências do INSS entram em vigor
Força Aérea Brasileira intercepta avião com mais de 600 quilos de pasta-base de cocaína
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play