Sábado, 25 de outubro de 2025

Para o Sisu do ano que vem, os candidatos poderão usar a melhor nota das últimas três edições do Enem

A edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) trará uma mudança significativa para os candidatos ao ensino superior público. A partir desse processo seletivo, será possível utilizar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — para inscrição e classificação. A novidade está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União no dia 20 de outubro e também disponível na página oficial do Sisu.

De acordo com o edital, o Ministério da Educação (MEC) considerará, para fins de classificação, a nota da edição do Enem que apresentar a melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso do candidato. O benefício, entretanto, só será válido para participantes que não tenham realizado o exame na condição de “treineiro”, ou seja, aqueles que fazem a prova antes de concluir o ensino médio.

A medida é inédita no programa e foi incluída no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, cujo prazo de adesão começa na segunda-feira (27) e segue até 28 de novembro. O processo será conduzido por meio da plataforma Sisu Gestão, sistema voltado exclusivamente às instituições participantes.

Para que possam aderir ao novo processo seletivo, as instituições precisam ter finalizado a ocupação das vagas referentes à última edição do Sisu da qual participaram. Durante o período de adesão, as universidades e institutos federais poderão reabrir o termo de participação assinado e alterar as condições de oferta, caso considerem necessário, antes do encerramento do prazo.

O Sisu é o principal mecanismo de ingresso em universidades públicas brasileiras, permitindo que candidatos concorram a vagas de forma gratuita, utilizando apenas as notas obtidas no Enem. Por meio de uma única inscrição, o estudante pode escolher cursos em diferentes instituições públicas de ensino superior em todo o país. O programa tem como objetivo ampliar o acesso à educação superior e unificar o processo seletivo, garantindo mais transparência e igualdade de oportunidades.

Desde 2024, o Sisu passou a ter edição única anual, substituindo o antigo formato semestral. Nesse modelo, as instituições podem oferecer vagas para cursos de graduação com início das aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo.

Na edição de 2025, foram ofertadas 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação, distribuídos entre 124 instituições públicas de ensino superior. Segundo dados divulgados pelo MEC, o Sisu 2025 teve 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil nas modalidades de cotas e 14 mil por meio de ações afirmativas próprias das universidades e institutos participantes. (Com informações da Agência Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Tráfico de drogas: operação da Polícia Federal mira empresários e pilotos de aviação
Programa federal para cursinhos populares atrasa pagamentos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play