Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 29 de janeiro de 2026
Agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão fechadas até segunda-feira (2) por causa de uma atualização nos sistemas previdenciários. A paralisação também afeta o aplicativo e o site Meu INSS, além da Central 135, e tem causado dúvidas e deslocamentos desnecessários de segurados.
A suspensão dos serviços começou na terça-feira (27) à noite. Até domingo (1º), não haverá atendimento ao público nas agências, no aplicativo Meu INSS e na Central 135. A Dataprev informou que essa parada é necessária para modernizar o sistema do INSS.
“É uma troca muito grande de um sistema importantíssimo e precisa destes três dias, por isso nós fomos obrigados a fechar as agências. Hoje, nem o e-mail está funcionando.”, explicou superintendente da regional Sul do INSS, Alberto Alegre.
Desde o início de janeiro, o INSS sabia que os serviços seriam paralisados. Nesta quarta-feira (28), disse que os segurados foram informados pelos canais oficiais de atendimento e que, além disso, funcionários das agências ligaram para quem tinha agendamento até sexta-feira. Mas as filas no primeiro dia de suspensão mostraram que alguma coisa falhou.
Alberto Alegre informou que a interrupção estava programada e que foram feitas divulgações por meio dos sistemas do INSS, redes sociais e pelo aplicativo Meu INSS.
Apesar da divulgação prévia, o superintendente reconhece que houve falhas na comunicação, o que fez com que pessoas chegassem às agências sem saber do fechamento.
“Junto com essa paralisação, ocorreu que os sistemas da Dataprev ficaram a semana passada toda indisponíveis. Isso gera esse prejuízo na comunicação, isso gera esse problema. Mas o aviso para os nossos segurados começou lá no dia 9 de janeiro”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Reagendamento
O presidente do INSS informou que quem perdeu agendamento terá prioridade a partir da semana que vem e que fará um mutirão de atendimento no fim de semana seguinte – 7 de fevereiro.
“Segunda-feira voltam os sistemas, voltamos a abrir as agências da Previdência normalmente para o atendimento ordinário. Faremos um mutirão para poder diminuir esse impacto também do fechamento. Essas pessoas que foram prejudicadas, que não puderam ser atendidas na data de hoje, amanhã ou sexta-feira, serão realocadas nesse período”. (As informações são do g1)