Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de novembro de 2025
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) confirmou, na manhã desta segunda-feira (10), que três tornados atingiram cidades da Região Central do Estado na sexta-feira (7), com ventos de até 330 quilômetros por hora.
Além de Rio Bonito do Iguaçu, que teve 90% da sua infraestrutura destruída, registraram os fenômenos Guarapuava e Turvo, municípios que ficam a 130 e a 166 quilômetros, respectivamente, da cidade mais devastada. Em ambos os municípios, também foram registrados muitos estragos.
Seis pessoas morreram – cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava – e mais de 780 ficaram feridas em razão dos tornados.
No sábado (8), o Simepar já havia explicado que, em Rio Bonito do Iguaçu, o tornado foi formado dentro de uma supercélula, o tipo mais severo de tempestade. A princípio, a medição tinha apontado que os ventos chegaram a até 250 quilômetros por hora, mas, nesta segunda, a velocidade foi atualizada para até 330 quilômetros por hora.
“Por volta das 18h de domingo, uma tempestade supercelular atingiu Rio Bonito do Iguaçu, provocando danos significativos na área urbana. Foi um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 e 330 quilômetros por hora. Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados. Uma foi em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 quilômetros por hora. A outra foi em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 quilômetros por hora”, informou o Simepar.