Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de maio de 2025
O Sindilojas Porto Alegre realizou um levantamento sobre os resultados de vendas no Dia das Mães, em Porto Alegre. No item ticket médio, o resultado ficou muito próximo a expectativa (R$ 365) e fechou no valor de R$ 330.
Ainda de acordo com o levantamento, 33% dos lojistas da capital disseram ter vendido mais agora do que no último ano. Para 36%, as vendas se mantiveram iguais e 27% dos respondentes citaram uma redução. Outros 4% ainda não tinham os resultados.
Um dado que chamou a atenção foi o alto índice pela escolha das compras via cartão de crédito parcelado, com 72% da preferência. Outras opções citadas foram à vista no débito (12%). Pix à vista, com 5% e Pix parcelado, com 1% também foram citados.
Os consumidores ainda seguem preferindo fazer compras direto em lojas físicas.
Essa foi a escolha de 64%. Mas uma boa parcela ainda compra nos dois meios. As lojas que se prepararam para vender nos pontos de venda físico e virtuais ficaram com o índice de 36%. O canal online mais utilizado, dentre aqueles que compraram desta forma, foi: WhatsApp (52,8%), site (38,9%) e Instagram (8,3%).
Estratégia de vendas
As medidas tomadas pelos empresários para vender mais foram: Decoração da vitrine (60%), promoção (29%), e estratégias de vendas (11%)
Produtos mais vendidos por segmentos:
Vestuário:
Pijamas (34,3%)
Blusas (31,4%)
Calças (22,8%)
Cosméticos, perfumaria e produtos de higiene:
Perfumes (60%)
Hidratantes (33,3%)
Shampoo (46,7%)
Calçados:
Tênis (13,3%)
Botas (40%)
Pantufas (26,6%)
Curiosidade:
Período de maior movimento nas lojas:
Na semana do Dia das Mães: (63%)
Na véspera: (27%)
Quinze dias antes da data: (5%)
No dia: 4%)
Segunda quinzena de abril: (1%)
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a retomada do comércio com a data de dia das mães após as cheias, além do envolvimento sentimental com a data festiva, fez os lojistas terem aumento nas vendas.
“O levantamento realizado por nós mostra que neste ano, a data comemorativa – uma das mais fortes para o setor – tem o apelo da retomada. Outro ponto importante de se notar é como a preparação de uma vitrine bem montada chama a atenção e traz o cliente para dentro da loja”, argumentou Piva.