Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de janeiro de 2026
Submetido a júri popular em Porto Alegre, um homem acusado de envolvimento na execução de quatro pessoas em um bar no bairro Rubem Berta (Zona Norte) recebeu sentença de 85 anos de prisão. A chacina foi cometida na noite de 15 de novembro de 2017, no âmbito de disputas por pontos de tráfico de drogas.
Na acusação formulada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) consta que o réu invadiu o estabelecimento e matou os quatro indivíduos com vários tiros. A pena aplicada se refere aos homicídios em si, mais os agravantes de motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e perigo comum, devido ao fato de haver mais gente no local durante os disparos.
Atuaram no tribunal os promotores Eugênio Paes Amorim e Karinna Orlandi. A sessão deveria ter sido realizadaem outubro do ano passado, mas acabou remarcado por motivos técnicos. Um outro denunciado foi absolvido anteriormente, a pedido do próprio MPRS.
Ataque rápido
A chacina teve como cenário uma travessa da vila Vitória da Comquista. De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Civil na época do crime, por volta das 21h de uma quarta-feira um grupo armado chegou de carro ao local, entrou no bar de pistolas em punho e cometeu rapidamente as execuções.
“Eles não falaram nada, apenas chegaram atirando”, relatou um cliente não atingido pelos disparos. “Tudo não durou mais que 10 segundos. Em seguida, entraram no carro e fugiram.”
Todas as vítimas eram do sexo masculino, com idades entre 16 e 40 anos. Nenhuma delas tinha antecedentes criminais. Já o grupo criminoso apontado como responsável pelas mortes foi alvo de operação policial em janeiro do ano seguinte.
(Marcello Campos)