Terça-feira, 28 de outubro de 2025

Perfis de sites de jogos usam nome de Pablo Marçal para atrair seguidores

Mesmo com os perfis oficiais suspensos pela Justiça Eleitoral, Pablo Marçal (PRTB) tem nove de cada dez interações digitais entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. O predomínio do ex-coach no Instagram, no qual conquistou 5,4 milhões de seguidores em cinco semanas, vem atraindo contas suspeitas de conteúdo alheio ao pleito eleitoral.

A partir de uma análise de 781 mil resultados para a busca por #pablomarçal, pesquisadores da USP que vêm monitorando o debate digital na eleição paulistana identificaram centenas de perfis de divulgação de caça-níqueis online, como o Jogo do Tigrinho, e venda de seguidores tentando se associar à imagem do ex-coach.

As informações constam no relatório quinzenal (entre 30 de agosto e 13 de setembro) do “Monitoramento das Eleições Municipais de 2024″, coordenado por um grupo interdisciplinar de pesquisadores da USP. O projeto extraiu dados de cinco mídias sociais (Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X, antes de ser derrubado no Brasil por ordem do Supremo Tribunal Federal), em perfis dos candidatos à prefeitura de São Paulo, comunicadores ligados às campanhas, veículos de comunicação e candidatos à Câmara Municipal.

Cassinos online, sites de apostas e jogos similares vêm despertando preocupação em autoridades enquanto dados começam a revelar o tamanho desse mercado no País. Neste ano, as apostas esportivas devem movimentar R$ 240 bilhões, segundo estudo recente do Banco Central. Além do possível envolvimento de casas de apostas em esquemas de lavagem de dinheiro, a prática é alvo de críticas por levar brasileiros ao vício e à penúria financeira.

Os pesquisadores avaliam que, dada a popularidade de Marçal nas redes, esses perfis de jogos lançam mão de uma estratégia para atrair seguidores e interações para esses perfis. Esse tipo de conteúdo começou a ser sugerido pelo Instagram aos usuários, aponta o estudo. Tratam-se em geral de perfis com fotos de mulheres de biquíni, baixo número de seguidores e comentários, links para sites suspeitos e muitas publicações sobre caça-níqueis virtuais e promessas de renda fácil.

No fim de setembro, as hashtags ligadas ao candidato do PRTB geravam de oito a 270 vezes mais buscas no Instagram que seus adversários: #pablomarcal (815 mil), #pablomarçal (581 mil), pablomarcal1 (335 mil), #datena (103 mil), #ricardonunes (77 mil), #boulos (50 mil), #guilhermeboulos (31 mil), #tabataamaral (10 mil), #marinahelena (3 mil).

A análise das interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) nos perfis oficiais de Marçal, Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB), Marina Helena (Novo), Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB) mostra também uma maioria esmagadora do candidato do PRTB: 89% do total. O ex-coach tem um grupo entre centenas e milhares de contas anônimas de apoio, cultivadas desde antes do período eleitoral, que ajuda a turbinar sua popularidade digital.

“O repentino crescimento dos perfis ‘reserva’ de Marçal, sobretudo no Instagram, é algo que merece atenção, pois distorce o cenário da disputa eleitoral. O Instagram é atualmente a plataforma mais utilizada no Brasil, especialmente para a promoção e venda de produtos e divulgação de sites e jogos de apostas. A referência a Marçal impulsiona fortemente a visualização dos perfis a ele associados, e o uso de hashtags é uma estratégia fundamental nesse processo”, diz o relatório. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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