Terça-feira, 20 de maio de 2025

Peruanos revoltados

Os Poderes Legislativo e o Judiciário do Peru estão revoltados com o Governo de Lula da Silva no Brasil, diante do resgate em avião da FAB – com o consentimento do Governo peruano – da ex-primeira-dama Nadine Heredia, condenada por corrupção e que estava prestes a ser presa. O caso, como citamos, já ganhou os gabinetes de diplomatas de todo o mundo e manchou a imagem do Brasil. Agora, a situação piorou, nos últimos dias, quando o Ministério da Justiça se recusou a enviar à Justiça do Peru informações sobre o processo da Lava Jato que envolve a operação de propina da Odebrecht no Brasil. Aqui, o processo foi anulado pelo Supremo Tribunal Federal, o que embasou a decisão recente do MJ. Ao contrário do Brasil, no Peru o braço da Lava Jato segue forte e foi responsável pela condenação de Heredia e do marido, o ex-presidente peruano Ollanta Humala.

Brisa na cara
O que se diz entre portas de altos gabinetes do Congresso Nacional e do Judiciário é que o ex-presidente Fernando Collor ameaçou delatar mais gente para a Polícia Federal caso fosse para um presídio. Collor foi condenado por propina de R$ 20 milhões em contratos da então estatal BR Distribuidora, no Governo Dilma Rousseff. Collor ganhou direito à prisão domiciliar, na sua cobertura em Maceió, de frente para o mar.

Em família
Ex-ministro das Cidades e atual conselheiro do TCE da Bahia, Mario Negromonte deve se aposentar no 2º semestre de 2025. Segundo os corredores do Tribunal, ele estaria negociando, com aliados na Assembleia Legislativa, sua vaga para a nora, esposa do deputado Negromonte Junior.

Transplantes
Somente no ano de 2025 o Brasil já realizou 3.408 transplantes de órgãos pelo SUS. Na liderança do ranking de órgãos transplantados estão: rim (2.292), fígado (874) e coração (151). Do número de beneficiados, 67% são homens. Na fila de espera, 46.116 pessoas ainda aguardam o procedimento. Desse montante, 42.661 esperam por um rim.

Em Defesa…
O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CREDN), deputado Filipe Barros (PL-PR), quer a realização de audiência pública para discutir o cenário atual da indústria de defesa e as políticas e ações legislativas necessárias para o desenvolvimento do setor. O deputado entende que o atual Governo trabalha com afinco para desacreditar e humilhar os militares.

Controle da IA
Enquanto a regulação das redes sociais não sai, o deputado João Daniel (PT-SE) propôs Projeto de Lei tipificando o crime de atribuição fraudulenta de autoria a terceiro, por meio da criação, manipulação ou disseminação de conteúdos falsos com potencial de causar dano à honra, imagem, segurança ou à ordem pública (ufa!). Principalmente quando realizados com uso de inteligência artificial.

Por Leandro Mazzini  – @colunaesplanada
Com Carol Purificação e Alexandre Braz 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Haddad vai à Câmara para audiência sobre isenção do IR e crédito consignado
Regulação das redes sociais e de aplicativos: uma necessidade para a proteção da infância
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play