Domingo, 15 de junho de 2025

Pesquisa do Datafolha aponta que 66% dos brasileiros acreditam que Lula será candidato em 2026; 57% são contra reeleição

O presidente Lula (PT) será candidato à reeleição no ano que vem. Essa é a percepção de 66% dos eleitores brasileiros, segundo a mais recente pesquisa do Datafolha. Dizem ter certeza disso 42% dos entrevistados – e 24% avaliam que talvez.

O índice total é quatro pontos percentuais superior ao aferido pelo instituto na rodada anterior, no começo de abril. Neste levantamento, foram ouvidas 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 136 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Já aqueles que não creem em mais uma candidatura de Lula ao Planalto, que ele disputou seis vezes, ganhando três, passaram de 34% para 28%.

Veja os números:

Sim, Lula com certeza irá disputar: 42%
Não irá disputar: 28%
Sim, talvez irá disputar: 24%
Não sabem: 6%

A percepção em torno de uma candidatura à reeleição tem sido frequente diante da postura de Lula em se colocar como o nome da esquerda para o pleito em meio à indefinição no campo bolsonarista. A direita que se organizou em torno de Jair Bolsonaro (PL) em 2018 e 2022 agora busca alternativas, dada a inelegibilidade do ex-presidente.

Ele foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral a ficar fora de pleitos até 2030 pelo seu trabalho contra o sistema eleitoral no pleito que perdeu para Lula em 2022. Mas permanece como ponto focal de seu grupo, que testa nomes de governadores como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) ou da família Bolsonaro – a esposa, Michelle, e os filhos Flávio e Eduardo.

Nas últimas semanas, Lula adotou um discurso mais incisivo contra Bolsonaro, em tom de campanha. Passou a criticar inclusive o deputado Eduardo, que está nos Estados Unidos buscando apoio para sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, a quem acusa de perseguir seu pai, entre outros.

Índice de rejeição

Ao mesmo tempo em que a candidatura parece certa, ela é rejeitada por 57% dos entrevistados. Para eles, Lula não deveria buscar a reeleição, ante 41% que defendem a empreitada.

Para 67% dos entrevistados pelo instituto, o ex-capitão deveria abandonar a ideia de ser candidato, algo que juridicamente será impossível, e apoiar alguém. No rol de cotados estão o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e até integrantes da família Bolsonaro -a esposa, Michelle, e os filhos Flávio e Eduardo. São 29% os que dizem que ele deve insistir.

A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 136 cidades do país nos dias 10 e 11 de junho.

A insistência tem a ver com a necessidade de manter a influência no campo da direita, mesmo que venha a ser preso no julgamento da trama golpista. Lula fez o mesmo em 2018, mantendo a candidatura na prisão até ser impugnado, lançando então Fernando Haddad (PT), que acabou perdendo para o hoje ex-presidente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Mauro Cid ou Bolsonaro? Veja qual depoimento teve mais audiência no Supremo
Pesquisa Datafolha diz que Lula lidera maioria cenários de 1º turno nas eleições presidenciais, mas empata com Bolsonaro e Tarcísio no 2º
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play