Sábado, 01 de novembro de 2025

Pesquisa genética transforma o trigo gaúcho

A empresa Semevinea Genética Avançada realizou na última quinta-feira (30) o Dia de Campo do Trigo, na Fazenda Santo Amaro, em Muitos Capões (RS).

O encontro reuniu cerca de 30 produtores, técnicos e parceiros do setor que apresentaram as mais recentes inovações no mercado de trigo. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Programa de Melhoramento Genético da empresa e as novas cultivares no campo de testes que, em breve, estarão no mercado (apenas no aguardo da liberação do Ministério da Agricultura).

Além disso, o evento trouxe atualizações aos conhecimentos sobre o momento de semeadura com a experiência de Ricardo Casa, referência na área. “Nossas novas cultivares foram desenvolvidas com foco em estabilidade produtiva e resiliência climática”, explica Márcio Só e Silva, CEO da Semevinea e pesquisador e melhorista genético de trigo.

Conforme o diretor da empresa, isso significa que o produtor terá em mãos sementes capazes de manter alto desempenho mesmo em cenários de estresse hídrico ou de doenças, reduzindo riscos e ampliando a previsibilidade da safra. “É a genética trabalhando a favor da segurança alimentar e da competitividade do trigo brasileiro”, endossa o CEO da Semevinea.

O evento contou com a parceria das empresas Sementes Com Vigor e da Plant Colab, reforçando a integração entre pesquisa, tecnologia e produção agrícola.

Após as palestras, os participantes foram recepcionados com um almoço no local, favorecendo a troca de experiências e o networking entre os profissionais do setor.

“Com iniciativas como esta, queremos reafirmar o compromisso da Semevinea em impulsionar a competitividade e a sustentabilidade da triticultura no Rio Grande do Sul e no Brasil’, afirma Márcio Só e Silva.

Semevinea

Com sede em Ernestina, na região Norte do Rio Grande do Sul, a Semevinea surgiu da fusão de profissionais ligados a cadeia produtiva de trigo, unindo a pesquisa ao setor moageiro, e a vocação pela produção de genética avançada de sementes, aproximando o produtor de tecnologias inovadoras.

A empresa busca implementar os recursos genéticos de trigo disponíveis no mundo para quebrar paradigmas e introduzir a cultura em novas fronteiras agrícolas no Brasil, além de fortalecer a genética de trigo tornando-a mais sustentável no que se refere as mudanças climáticas que ameaçam a produção de alimentos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Sindiatacadistas debate inovação e cenário político com Rede Pampa
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play