Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Pesquisa mostra qual brasileiro adora e qual odeia o Carnaval

Pesquisa da AtlasIntel divulgada recentemente mostra que a população do Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) é a que menos gosta do Carnaval.

Segundo os dados, 64,2% dos moradores daquela região responderam “detesto, tento fugir” do período da folia. Na outra ponta, moradores do Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima) são os que mais gostam dos dias carnavalescos. Segundo o levantamento, 13,3% disseram “amo, é uma das melhores épocas do ano”.

Os entrevistados também puderam apontar até três motivos para não gostar do Carnaval. Para 42,8%, “aversão à música e à multidão” é o principal argumento. Na segunda posição, “falta de identidade cultural” (41,3%) e na terceira posição aparece “insegurança urbana” (34,2%). Para 20,6%, a justificativa é a religião. Já 11,8% responderam “muito quente” e 9,5% apontaram “falta de mobilidade”.

Ainda segundo a pesquisa, 48,2% dos entrevistados afirmaram que o farão com familiares. Na outra ponta, 7,5% disseram que ficarão sozinhos.

Entre os planejamentos para os dias de folia, 11,9% disseram que permanecerão em suas cidades para curtir o Carnaval local. Já 10,2% viajarão para alguma cidade conhecida pela atratividade da festa. Para 47,2%, o momento será de ficar em casa e de não participar das festas. Daqueles que não sairão no período, 56,7% responderam que vão assistir filmes ou séries. Para 49,3%, o descanso será uma das alternativas. Organizar ou arrumar a casa será a opção de 44,8%.

Geração Z é a mais distante do Carnaval

Por faixa etária, a Geração Z, nascida entre 1997 e 2010, é a que se declara mais afastada do Carnaval. De acordo com a pesquisa, 47,8% disseram detestar o período por falta de identificação cultural. Para 17,9% dos entrevistados com a mesma idade, o momento carnavalesco é visto apenas como um feriado. A pesquisa AtlasIntel foi realizada entre 26 de janeiro e 3 de fevereiro. Foram entrevistadas 1.448 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais (p.p) para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Dermatologista alerta: cuidados com a pele são essenciais para curtir o carnaval sem prejuízos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play