Sexta-feira, 02 de janeiro de 2026

Pesquisa mostra que para 55% dos entrevistados, Bolsonaro está agindo mal em meio ao tarifaço de Donald Trump

Pesquisa Quaest divulgada nessa quarta-feira (20) indica que 55% dos brasileiros consideram que tanto Jair Bolsonaro (PL) como Eduardo Bolsonaro estão agindo mal diante do tarifaço de Donald Trump ao Brasil. Já 46% consideram que Lula age mal frente às ações do presidente norte-americano.

O levantamento mostra que os números são mais negativos para a família Bolsonaro, que tem 31 pontos de desvantagem entre avaliação negativa e positiva, do que para Lula, que tem empate técnico entre os indicadores (46% responderam que Lula age mal e 44%, age bem).

A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 a 17 de agosto. O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios do País. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Lula é o único político consultado pela pesquisa que apresenta resultado em empate técnico.

Além de Jair e Eduardo Bolsonaro, estão com mais respostas negativas do que positivas o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (diferença de 16 pontos); governador de Goiás, Ronaldo Caiado (15 pontos); o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (12 pontos); e os governadores do Paraná, Ratinho Júnior, e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (ambos com 11 pontos).

A maioria dos entrevistados (48%) respondeu que Lula e o PT estão do lado que mais faz o que é certo no embate sobre o tarifaço de Donald Trump, enquanto 28% responderam Bolsonaro e seus aliados. Para 15%, nenhum dos lados é o mais certo. Outros 9% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também mostra que 51% dos eleitores brasileiros desaprovam o governo Lula (PT), enquanto 46% aprovam. Ao considerar o limite da margem de erro, 1 ponto separa os indicadores, o que indica para a menor diferença desde janeiro de 2025, quando havia empate técnico: 49% desaprovavam o governo petista, enquanto 47%, aprovavam.

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, a aprovação do governo melhorou por dois motivos. “A melhora na aprovação do governo Lula em agosto resulta da combinação de fatores econômicos e políticos. De um lado, a percepção de queda no preço dos alimentos trouxe alívio às famílias e reduziu a pressão sobre o custo de vida. Do outro, a postura firme de Lula diante do tarifaço imposto por Donald Trump foi vista como sinal de liderança e defesa dos interesses nacionais.”

Alimentos e tarifaço

A pesquisa mostra que 64% dos brasileiros consideram que o tarifaço de Donald Trump ao Brasil vai aumentar o preço dos alimentos no País. Desde 6 de agosto, parte dos produtos brasileiros pagam taxa de 50%, a mais alta do mundo, para entrar nos EUA.

Ainda segundo o levantamento, 18% dos entrevistados acreditam que o tarifaço vai fazer os preços dos alimentos diminuírem no Brasil. Para 13%, os preços serão mantidos, e 5% não sabem ou não responderam.

— Veja os números:

* As tarifas vão aumentar os preços: 64%;
* Diminuir: 18%;
* Manter: 13%;
* Não sabem/ não respondeu: 5%.

A pesquisa sobre a tarifa de Trump mostra que:

* 51% acreditam que interesses políticos de Trump motivaram tarifaço
* 71% consideram que Trump está errado ao impor tarifas por acreditar que há perseguição a Bolsonaro;
* 55% acham que Bolsonaro e Eduardo estão agindo mal diante do assunto
* 46% acham que Lula está agindo mal
* 77% dizem que as tarifas vão prejudicar suas vidas
* Subiu para 67% o número de brasileiros que acham que o Brasil deve negociar
* Caiu para 26% o número de brasileiros que consideram que o Brasil deve taxar os EUA
* 48% acham que Lula e o PT está fazendo o que é mais certo no embate.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Partidos de centro e de direita traçam estratégia de unidade em um projeto eleitoral para enfrentar Lula em 2026
Escritório de filha de ministro do Superior Tribunal de Justiça funciona em imóvel de alvo da Polícia Federal
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play