Domingo, 18 de janeiro de 2026

Pesquisa Quest: maioria não sabe quem são Motta e Alcolumbre

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira revela que os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), são desconhecidos pela maior parte dos brasileiros, apesar de ocuparem os dois cargos mais importantes do Congresso Nacional.

Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados afirmam não conhecer Hugo Motta. Apenas 11% dizem conhecê-lo e ter uma imagem positiva, enquanto 26% declaram conhecê-lo, mas avaliam sua atuação de forma negativa. No caso de Davi Alcolumbre, o desconhecimento é ainda maior: 68% dizem não saber quem ele é; 7% afirmam conhecê-lo e ter uma imagem positiva; e 25% dizem conhecê-lo, mas com avaliação negativa.

Os dados indicam que os dois líderes do Legislativo são mais desconhecidos do que figuras que não ocupam cargos institucionais. O coach e influenciador digital Pablo Marçal, por exemplo, é desconhecido por 39% dos entrevistados, enquanto 27% dizem conhecê-lo e ter uma imagem positiva, e 34% o avaliam negativamente. Já o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pastor Silas Malafaia, é desconhecido por 37% dos eleitores; 17% têm imagem positiva e 46%, negativa.

No conjunto de nomes testados, Motta e Alcolumbre só aparecem como mais conhecidos do que a ex-ministra da Agricultura de Jair Bolsonaro e líder do PP no Senado, Tereza Cristina (MS), que registra o maior índice de desconhecimento da pesquisa: 75% dos entrevistados afirmam não saber quem ela é. Entre os que a conhecem, 11% têm imagem positiva e 14%, negativa.

O levantamento também avaliou o grau de conhecimento e a imagem de outras lideranças nacionais, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, todos com índices de conhecimento significativamente superiores aos dos atuais presidentes da Câmara e do Senado.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 00835/2026.

Quaest: Flávio sobe 6 pontos em 6 meses, mas perderia para Lula no 2º turno

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) subiu seis pontos percentuais nas intenções de voto nos últimos seis meses, em um eventual segundo turno contra o presidente Lula (PT), segundo levantamento Genial/Quaest. Com informações dos portais O Globo e Uol.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Por que o sistema de defesa antiaérea que a Venezuela comprou da Rússia e China não adiantou contra os Estados Unidos
Cela de Bolsonaro na Papudinha é quase 10 vezes maior que área mínima fixada em lei
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play